Prefeito convoca imprensa, mas Alexandre Baldy diz que só no fim do ano assinará contrato
Frustrando as expectativas da Prefeitura de Contagem, que esperava o anúncio de verbas para a ampliação da linha do metrô entre a estação Eldorado e um novo terminal no Novo Eldorado, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, disse nesta segunda-feira (27) que somente no fim do ano deve voltar à cidade para assinar o contrato para a expansão do trem urbano. Baldy esteve no município, onde se encontrou com o prefeito Alex de Freitas (PSDB), e apenas reafirmou a promessa de conseguir recursos para o empreendimento, orçado em R$ 157,681 milhões.
“O projeto está sendo analisado a passos largos, e tudo se encaminha para que, até o final do ano, possamos assinar o contrato”, disse Baldy, sem garantir que o dinheiro será disponibilizado para o empreendimento. Em outubro do ano passado, Freitas também contava como garantida a verba para a criação da nova estação, capaz de ampliar a viagem sobre os trilhos em 1,5 km.
De acordo com os prazos anunciados na ocasião, as obras seriam iniciadas em maio deste ano e ficariam prontas em 2019. Agora, segundo o prefeito, a estrutura deve ser concluída só em 2020.
Durante entrevista à imprensa na noite desta segunda-feira, o ministro confirmou apenas a liberação de R$ 300 milhões para a construção da avenida Maracanã, em Contagem. “Hoje, nós viemos dizer que os recursos para obras de saneamento e mobilidade pleiteados pelo prefeito estão liberados. Elas podem ser autorizadas”, disse Baldy. O dinheiro também será utilizado para a canalização do córrego Maracanã e do ribeirão Betim, com controle das enchentes no bairro Colonial. Baldy disse ainda que estão liberadas 1.400 unidades do Minha Casa, Minha Vida na cidade.
Metrô. O projeto vem sendo revisado e, até outubro, poderá ter financiamento garantido. O valor será pago pela própria Prefeitura de Contagem, mas a licitação será feita pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A obra é defendida por especialistas. “A estação do Eldorado é a com maior movimentação de passageiros. É lá onde acontece a transferência de usuários para ônibus que seguem para vários locais da região metropolitana. Quanto mais quilômetros percorridos no metrô para depois seguir de ônibus, mais rápido fica o percurso”, explica o especialista em transporte e trânsito Márcio Aguiar.
A conclusão do projeto, porém, é desacreditada por uma parte da população. “Não podemos esquecer que estamos em período eleitoral. Eu já vi essa promessa de melhoria do metrô muitas vezes. E, até agora, nada”, disse o presidente do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, Romeu José Machado Neto.
Novo trajeto
Avenida Maracanã. O recurso anunciado será usado para criação da avenida que deverá, além de reduzir as enchentes, aumentar a mobilidade urbana da população de Nova Contagem. As obras devem ser iniciadas em maio de 2019 e finalizadas dois anos e meio depois.
Mobilidade. Segundo o prefeito Alex de Freitas, os moradores da região demoram atualmente uma hora e 20 minutos para chegar ao metrô. O esperado é que, com a criação da avenida, o tempo seja reduzido em 30 minutos. “Vamos levar dignidade para uma região pobre”, disse.