Paula Bicalho
fonte:hojeemdia.com.br
Um dos blocos mais tradicionais de BH, o Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro, fez seu desfile neste domingo (4), cheio de novidades para os foliões.
A primeira delas é o novo trajeto. A concentração começou às 9h, na rua Tenente Brito Melo, em frente ao complexo que abriga a Sala Minas Gerais, Rede Minas e Rádio Inconfidência. Por volta das 13h, o bloco seguiu em direção a avenida do Contorno, entre as ruas Turquesa e Cuiabá, de onde saiu o trio elétrico, outra novidade do cortejo neste ano.
“O principal motivo que nos fez mudar o trajeto, que sempre fez questão de sair pelas ruas do bairro Gutierrez, foi a de garantir mais comodidade e segurança para as pessoas que acompanham nosso cortejo, já que o bloco vem crescendo bastante e atraindo cada vez mais público" explica Matheus Brant, criador do bloco.
Segundo Matheus, conseguiram manter a proximidade com o bairro onde começou a história. "A nossa intenção é também humanizarmos de alguma forma as vias da cidade, fazendo com que as pessoas possam ter outra percepção daquele espaço público a partir da experiência durante o trajeto a pé. A avenida do Contorno, apesar da importância histórica que ela desempenha para a cidade, nunca recebeu nenhum bloco de carnaval e estamos felizes com a oportunidade”, destaca.
Em cima do trio, dez músicos integrantes da banda Me Beija, que passou a contar com mais duas vocalistas, as cantoras Jhê Delacroix e Andrezza Duarte, engrossam o coro juntamente com Leonardo Brasilino. Somado a isso, 40 novos percussionistas, vindos das oficinas oferecidas pelo regente do bloco, Rafael Matos, se juntaram ao grupo.
Diversas participações especiais vão animar ainda mais o desfile, como dos passistas do projeto Favelinha Dance, fundado pelo músico Kdu dos Anjos, e de cantores como Aline Calixto, Rodrigo Torino e Tamara Franklin.
O repertório do bloco é composto por canções de pagode que marcaram a geração dos anos 90, como Raça Negra, Só para Contrariar - SPC, Art Popular, Katinguelê entre outros, arranjados para axé, salsa, maracatu, frevo e pagode baiano.
Fã número um do Me Beija, Silva Matos, de 30 anos, estava super animada. "É meu bloco preferido de BH porque toca só pagode dos anos 90. Eu adoro e nunca perco um desfile".
EP
O bloco também está lancando um EP inédito, que inclui quatro faixas sendo três autorais e uma releitura da música “Recado a minha amada (lua vai)”, sucesso do grupo Katinguelê.
As canções autorais são uma parceria entre vários integrantes do Me Beija e já ser encontrado em todas as plataformas digitais como iTunes, Deezer, etc.
Chuva
Quando o cortejo saiu do ponto de concentração, na Avenida do Contorno, uma forte chuva começou a cair no local. Apesar da charanga ter continuado tocando, a banda no trio elétrico teve que parar de tocar por algum tempo, e os foliões tentaram se esconder da chuva, se espremendo entre as marquises.
Outros, mais animados, continuaram brincando o carnaval na chuva mesmo. A previsão é que o cortejo vá até as 17h e são esperadas 30 mil pessoas, 10 mil a mais que no ano passado. A PM não informou estimativa de público.