A Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais deverá anunciar, nesta segunda (13), o cancelamento do desfile de 2022. A decisão teria sido tomada durante reunião com as escolas participantes, na noite de sexta (10). 


Em virtude disso, alguns eventos internos das escolas, que seriam realizados durante o fim de semana, foram cancelados. Um deles foi o concurso de samba-enredo da Acadêmicos de Venda Nova, que ocorreria neste domingo.


Em contato com a reportagem, o presidente da escola, Kiko Gonçalves, preferiu não confirmar a decisão, mas adiantou que "amanhã será feita divulgação oficial através da Liga das Escolas de Samba".

Apesar de as taxas de casos e óbitos estarem em baixa na cidade, a chegada da variante ômicron acendeu o sinal de alerta. De acordo com a Organização Mundial de  Saúde, essa mutação é motivo de preocupação, gerando o aumento de casos em alguns países.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que informou, por meio da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), que "recebeu de maneira positiva o posicionamento da Liga das Escolas de Samba, que suspende os desfiles em 2022, decisão condizente com a nota técnica emitida pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que desaconselha a população a participar de eventos que possam implicar em grandes aglomerações públicas de pessoas".

A PBH ainda responder que o município segue as orientações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e que, por esta razão, não realizará edital de patrocínio, investimento em estruturas e cadastro de blocos de rua para o Carnaval de 2022.