O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou na tarde desta terça-feira (4) a reabertura gradual do comércio da capital mineira a partir de quinta-feira (6). Novos protocolos foram definidos pelo Executivo municipal.


A abertura atende pleito de entidades comerciais que pediam a flexibilização por causa do Dia dos Pais. Mesmo assim o prefeito falou que o grande presente é ficar distante dos patriarcas.

"O grande presente que nós podemos dar aos nossos pais é ficarmos longe deles, é o distanciamento, porque eles são do grupo de risco", disse.

Pelas novas regras, o comércio de BH poderá reabrir na quinta-feira e funcionará até sábado, véspera do Dia dos Pais. Depois volta a fechar domingo, segunda e terça-feira e retoma o funcionamento na quarta, quinta e sexta.

 Veja a lista dos comércios que estarão abertos em BH a partir de quinta-feira

 Primeira semana da Fase 1 (de 6 a 8 de agosto)

• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle:

Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 11h e 19h.

• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quinta a sábado, entre 11h e 19h.

• Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.

• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.

• Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, de 14h às 23h.

Segunda semana em diante da Fase 1 (a partir de 12 de agosto):

• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle:

Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta,  entre 11h e 19h.

• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quarta a sexta, entre 11h e 19h.

• Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.

• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.

• Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, das 14h às 23h.

Não tem que sair todo mundo pra rua ao mesmo tempo, você tem quinta o dia inteiro, sexta o dia inteiro, sábado o dia inteiro, pra comprar o presente do Dia dos Pais", afirmou.

Depois disso, segundo Kalil, o funcionamento das atividades será avaliado. 

O prefeito, no entanto, alertou que "a pandemia não acabou" e alertou para a possibilidade de novo fechamento caso os números de infecção voltem a subir.

"Se Belo Horizonte entrar em festa, os números vão subir. E não duvidem que o prefeito feche a cidade de novo porque isso eu já mostrei pra vocês. O que nós queremos? Estabilização dos números pra mudar de fase. A covardia que está se fazendo com o comércio, a prefeitura, bar, restaurante, depende do comportamento e disciplina da população", completou o prefeito.