Corrida para garantir vacina contra covid-19 em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte: dezenas de pessoas chegaram a dormir na fila de ontem (4) para hoje (5).


O tumulto começou com comunicado da prefeitura que divulgava a distribuição, por ordem de chegada, de 150 senhas para idosos com idade entre 80 e 84 anos. O atendimento ocorre entre 8h e 11h, com apresentação obrigatória do CPF. 

No local, além de pessoas que dormiram dentro dos próprios carros, há registro de aglomerações.

Romário Xavier levou o pai, de 81 anos, e a mãe, de 82, no carro e dormiu na rua. "A gente fica muito triste. É uma falta de respeito com a população. Idoso vai pegar um sol desses na rua?", questiona.

Reginaldo da Costa, de 53 anos, também dormiu na fila. Chegou às 21h30 de ontem e lamenta: "Precária a situação. Eles deveriam olhar principalmente para os idosos. Ficamos sabendo que tinha vacina, mas não sabíamos a quantidade exata", diz. Ele levou quatro pessoas para vacinar. "Nesse sol quente, sem banheiro, nem nada", diz. 

Miriam Lúcia Andrade, 81 anos, desabafa: "Está muito cansativo. Está péssimo. Queimando meu braço. Eu estou indignada. Só Deus para tomar conta de nós".


Em coletiva na manhã desta sexta-feira o secretário adjunto de Saúde de Minas, Marcelo Cabral, disse que a logística de distribuição das vacinas é de responsabilidade de cada município. 

A reportagem aguarda posicionamento da Prefeitura de Pedro Leopoldo.

Fonte: Rádio Itatiaia