Vistos como fundamentais na eleição para governador, os prefeitos e vereadores do interior do Estado prometem ser um desafio para o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) na disputa ao governo de Minas Gerais.
Os sete partidos que apoiam a candidatura do socialista somam mais de 300 prefeitos no Estado. O problema é garantir a fidelidade dos prefeitos de partidos aliados. Como a aliança que formou a coligação foi feita no último momento, com as articulações sendo realizadas no fim do prazo para realização de convenções partidárias, as equipes terão pouco tempo para fortalecer a adesão ao nome de Lacerda entre essas lideranças regionais.
Essa dificuldade é prevista principalmente dentro do MDB – que conta com mais de 160 chefes de Executivos municipais –, já que, historicamente, a legenda não tem uma unidade. Inclusive, a definição de apoio a Lacerda só foi realizada depois de muita discussão entre os emedebistas, e, mesmo assim, sem um consenso. Com várias vertentes dentro da sigla, os articuladores políticos já começaram agir para tentar garantir a fidelidade dos líderes das cidades do interior mineiro, garantindo o apoio ao socialista.
“Estamos fazendo um trabalho de mostrar que esta não é uma candidatura só do Marcio Lacerda, é de todos os partidos que estão nessa aliança. Estamos mostrando a importância da presença dos prefeitos. Precisamos do trabalho dessas lideranças políticas regionais”, contou um dos articuladores da campanha do ex-prefeito.
Outros aliados, porém, não são tão otimistas. “A aliança foi fechada tarde. Os outros candidatos já estavam se articulando entre os prefeitos. Por isso, é mais difícil garantir que eles sejam fiéis. Há um pequeno grupo de prefeitos fechados com o Pimentel (PT). Porém, quem estaria mais forte com esses agentes políticos é o Antonio Anastasia (PSDB)”, afirmou um deputado do MDB.
Diálogo. Lacerda tem conduzido as reuniões de planejamento da campanha tentando dialogar com os políticos regionais e evitando discussões para conseguir a confiança dos membros dos partidos da coligação. Ele afirma que conta com o engajamento desses políticos para vencer as eleições.
“As pessoas estão muito confiantes no nosso projeto. No plano político, a nossa coligação tem muita base de apoio. São quase 50 deputados, quase 3.000 prefeitos e vereadores que já estão engajados e prontos para colocar o bloco na rua no próximo dia 16”, disse.
Sem coordenadores regionais, o papel dessas lideranças políticas será ainda mais importante. Em 45 dias de campanha eleitoral, a expectativa é que ocorram ao menos 50 eventos de deputados da coligação em suas bases eleitorais.
Registro
Mobilização. A candidatura de Marcio Lacerda (PSB) deve ser registrada nos próximos dias – o prazo é o dia 15. O ato deverá ser marcado por uma grande mobilização e acompanhada por militantes.