Na ocasião, governador também inaugurou oficialmente a Mineiraria – Casa da Gastronomia, o mais novo equipamento cultural de Belo Horizonte
O governador Fernando Pimentel participou nesta quinta-feira (5/7), na Casa da Gastronomia Mineira – Espaço Mineiraria, em Belo Horizonte, do lançamento do Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia. Na ocasião, também foi inaugurada, de forma oficial, a Mineiraria, novo equipamento cultural da capital que é parte do Centro Cultural Presidente Itamar Franco e que receberá diversas atividades em comemoração ao Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 5 de julho. A presidente do Servas, Carolina Pimentel, também participou da cerimônia.
Em seu discurso, Fernando Pimentel ressaltou que Minas Gerais é identificada por sua gastronomia e que isso precisa ser usado a favor da economia e da cultura do Estado. “Nós trouxemos a gastronomia para o centro de decisões do governo. Não é só uma questão folclórica, é trazer isso para dentro do governo e fazer disso uma alavanca para o desenvolvimento. Porque a gastronomia, hoje o mundo inteiro sabe disso, puxa uma enorme cadeia produtiva. Começa lá na agricultura familiar, no processamento dos alimentos, no fornecimento dos insumos que aquela cadeia vai consumir e depois, ao entregar o produto, toda a cadeia turística que vem junto”, afirmou.
Segundo o governador, iniciativas como o lançamento do Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia e o lançamento da Casa da Gastronomia Mineira – Espaço Mineiraria, que buscam o incentivo à gastronomia, ao turismo e à cultura, estão sendo recuperadas pela atual gestão.
“Essas iniciativas estão fazendo Minas Gerais respirar neste ambiente de crise que o Brasil está vivendo. O segredo é juntar o que nós sabemos fazer, os valores mais tradicionais, com a modernidade, com as melhores tecnologias para produzir alimentos de qualidade. Exemplos são os processos de certificação que estamos fazendo para o queijo, para o café, para a cachaça e que estão gerando premiações até internacionais para os nossos produtos, além de visibilidade”, completou.
O Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia 2018-2021 é um instrumento que marca o início de um processo continuado de planejamento, integração, gestão, monitoramento de resultados e transparência pública. Construído em parceria com chefs de cozinha, produtores, agricultores, donos de restaurante, dentre outros agentes do setor, o Plano prevê investimentos de, pelo menos, R$ 37,9 milhões em 55 iniciativas de valorização da gastronomia em Minas Gerais.
A Casa da Gastronomia Mineira – Espaço Mineiraria foi instituída pelo Decreto 47.193 de 2017 e servirá como espaço cultural constituído para valorizar e fomentar a gastronomia mineira por meio de eventos e atividades de promoção, divulgação e capacitação em gastronomia e culinária das diversas regiões do Estado. A Mineiraria será coordenada pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
Ainda durante a solenidade, o governador explicou que o espaço será gerido de acordo com as demandas do Estado e administrado pela iniciativa privada, por meio de licitação que será aberta nos próximos dias. “Esse local foi concebido para virar uma coisa produtiva, com cursos, exposições, semanas gastronômicas”, disse Fernando Pimentel.
O coordenador da Frente da Gastronomia Mineira e presidente da Abrasel, Ricardo Rodrigues, acredita que a criação do Espaço Mineiraria consolida a importância do trabalho em torno da gastronomia no Estado. “Esse momento é a coroação de muitos anos de trabalho e, para a gastronomia mineira, é muito importante. Minas tem a melhor gastronomia do Brasil e a casa vem consolidar o entendimento desse setor como parte da cultura”, disse.
Também participaram do evento o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, a diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemge, Fernanda Machado, o deputado estadual Ulysses gomes, além de secretários de Estado, prefeitos, chefs de cozinha e lideranças do setor.
+ Gastronomia
Até o fim deste ano, apenas por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o Estado investirá R$ 50 milhões no programa Minas de Todas as Artes, que tem na gastronomia um de seus carros-chefes. Deste total, já foram feitos aportes de R$ 20 milhões em ações diretas e indiretas para fomentar o setor.
E a atividade ganhará ainda mais investimentos e incentivos por meio do programa +Gastronomia, que envolve diversas instâncias da administração estadual, da iniciativa privada e da sociedade civil para fortalecer a cadeia produtiva gastronômica do Estado.
Além dos eventos para a degustação e divulgação de iguarias e pratos típicos, o governo mineiro também direciona esforços para reforçar a pesquisa e o desenvolvimento de produtos de qualidade, como o azeite extravirgem produzido no Sul do Estado com tecnologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), comparável aos melhores óleos do mundo.
Alguns produtos mineiros já são reconhecidos inclusive internacionalmente. No caso do café, por exemplo, Minas tem mais de 1,2 mil propriedades certificadas, possibilitando ao grão produzido no Estado, tradicionalmente presente em feiras e eventos em diferentes países, conquistar também os principais concursos da área realizados no mundo.
É o que vem ocorrendo também com os queijos feitos em Minas Gerais, que conquistaram 11 prêmios no Salão Internacional do Queijo da França no ano passado, se destacando entre mais de 700 produtores de 20 países. Ganhadora da medalha Super Ouro a produtora Marly Leite, de Sacramento, no Alto Paranaíba, recebe assistência técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) há mais de dez anos.
Outras iguarias e bebidas feitas em Minas também têm destaque internacional. Da cachaça e vinho aos doces de frutas e leite, passando ainda pelo pão de queijo, geleias e receitas típicas da culinária mineira, produtos da gastronomia do Estado já foram expostos – e degustados –em feiras e eventos internacionais realizados em diferentes continentes, todos por meio de missões promovidas pela Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas (Indi).