Nesta quinta-feira, 05 de setembro, 24 ex-alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) receberam a mais alta distinção concedida pela instituição, entre eles o ex-presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges. A cerimônia foi realizada no auditório da Reitoria da Universidade, no campus Pampulha, que, a cada quatro anos, homenageia com a Medalha de Honra os egressos e as egressas que se destacaram em suas áreas de atuação com contribuições relevantes para a sociedade.

Para Lucio Borges, é uma honra receber a distinção. Ele reconhece o impacto da Universidade em sua trajetória. 

“É com muita gratidão que celebro esta conquista, fruto de uma jornada dedicada à engenharia e ao serviço público. Agradeço à Escola de Engenharia da UFMG, onde me formei em 1982, e a todos os professores que me inspiraram a trilhar este caminho”, afirmou.
A indicação para a honraria é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo da sua carreira, em especial durante a gestão como presidente do Crea-MG, de 2018 a 2023. “À frente do Conselho, implementamos políticas inovadoras que impulsionaram o desenvolvimento do setor e beneficiaram milhares de profissionais”, ressaltou.

Medalha de Honra UFMG

Criada no ano de 2000 pelo Programa Sempre UFMG, a honraria é conferida a cada quatro anos a  quem concluiu graduação, mestrado ou doutorado na instituição e não está mais vinculado. As indicações são feitas pelas unidades acadêmicas, além de designações especiais da Reitoria. A Universidade Federal completa 97 anos no próximo dia 07 de setembro, e a solenidade de atribuição e distinção da Medalha de Honra UFMG 2024 faz parte das comemorações.