Um grupo de manifestantes está em vigília em frente ao Mineirão, na avenida Carlos Luz, região da Pampulha, nesta quinta-feira (29). Com cartazes e gritando palavras de ordem, eles protestam contra a derrubada de árvores para a realização de corrida da Stock Car, no entorno do estádio.

Na última semana, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) aprovou o corte de 63 árvores para a realização da Stock Car. Na quarta-feira (28), a Prefeitura de BH (PBH) começou a realizar a supressão na avenida Coronel Oscar Paschoal, o que causou revolta em um grupo de moradores da região e integrantes de movimentos de proteção ao meio ambiente. Felipe Gomes, engenheiro ambiental, foi para o local assim que soube que os cortes.

“Logo depois da reitora da UFMG ter chamado o prefeito para conversar com a Stock Car, no dia seguinte a PBH amanhece derrubando as árvores? Ontem foram suprimidas 17, entre elas alguns Pau-ferros maravilhosos de grande porte, Ipê Rosa, Flamboyant e outras. A população se revoltou mas não é contra a Stock Car, somos contra o evento no Mineirão, atropelando a legislação ambiental, urbanística e o plano diretor”, afirmou.

Acampamento

Gomes, que é um dos organizadores do ato, contou que a mobilização está cada vez maior, e que há vários grupos na internet debatendo sobre o assunto. De acordo com ele, a pressão feita pelos manifestantes ontem  fez com que o corte das árvores fosse interrompido. No entanto, temendo que o serviço fosse retomado durante a madrugada, o grupo decidiu fazer uma vigília no local.

“As pessoas começaram a chegar e eles desistiram de cortar em função dessa movimentação. Com isso, nós ficamos com muito medo deles voltarem de madrugada, e a gente chegar aqui no outro dia e não ter nada. Aí um grupo se mobilizou e dormiu aqui”, detalha.

Corrida

Como solução para o problema, o engenheiro aponta que Belo Horizonte dispõe de outros locais para a realização do evento. Ele afirmou que, segundo uma conversa que teve com um especialista em projeto de pista de automobilismo, o Aeroporto da Pampulha poderia comportar “a melhor pista de Stock Car do Brasil”. Felipe afirmou que além dos impactos ambientais, a pista no entorno do Mineirão é “lenta e com pontos de alto risco de acidente”.

A reportagem procurou a PBH sobre a demanda e aguarda retorno.

Plantio de árvores

Após a mobilização dos manifestantes, a PBH prometeu iniciar, até a próxima sexta-feira (1º), o plantio de 688 mudas que irão compensar as árvores que estão sendo podadas para o evento de automobilismo, marcado para ser realizado em agosto.

As primeiras 63 árvores serão plantadas na avenida Carlos Luz amanhã. De acordo com o superintendente de Desenvolvimento da capital, Henrique Castilho, todas as 688 mudas acordadas com a produção do evento estarão plantadas até a data da prova.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Coman) informou que as novas árvores deverão ter no mínimo 2,5 metros e serão da mesma espécie das que foram podadas.

*Estagiário sob supervisão de Gledson Leão