TEMPO

O verão chega ao fim nesta terça-feira (19 de março) com a tradicional 'enchente das goiabas'. O dito popular que marca o Dia de São José, pai adotivo de Jesus, é característico em cidades de Minas Gerais. Há quem diga que as precipitações não falham um ano sequer. Em Belo Horizonte, por exemplo, chuvas de intensidade extremamente forte foram registradas.

O meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica a origem do termo. "A expressão se popularizou, pois geralmente temos chuvas fortes no último dia do verão. Antigamente, os frutos da goiaba começavam a 'rolar' nesta época do ano, pois já se encontravam maduros. Com a chuva do Dia de São José, as goiabas caíam e, consequentemente, rolavam. Daí criou-se o dito popular", conta Azevedo. 

Nas redes sociais, os internautas comentaram sobre a precipitação. “Dia da 'enchente das goiabas' chove mesmo, não tem base”, “A 'enchente das goiabas' veio mesmo”, escreveram alguns. 

Vai chover mais?

A chuva das goiabas, conforme explica Azevedo, deve continuar pelos próximos dias em Belo Horizonte.“Uma frente fria vai chegar do Sul do Brasil e vai reforçar as áreas de instabilidade nesta semana. Após a onda de calor, estão chegando as tempestades de outono. A tendência é de chuva até o final de semana”.

Durante o dia o calor vai se fazer presente, tanto que a previsão é de mínima de 22ºC e máxima de 30ºC. “A diferença quando comparado com os últimos dias é de que, agora, teremos chuva e a parte da noite vai ficar mais fresca”, concluiu o meteorologista.