Os empreendedores de Belo Horizonte ganharam uma nova ferramenta para auxiliar nas análises de novas iniciativas econômicas. Nesta quinta-feira (1), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e a Prefeitura de Belo Horizonte lançaram a plataforma “Mapa Empreende BH” com dados que permitem visualizar a capital do ponto de vista empresarial e comercial.

Foram investidos R$ 150 mil pela CDL BH na ferramenta gratuita, que facilita a análise e a seleção de informações relevantes para cada tipo de negócio e áreas de BH, como atividades econômicas já existentes e tempo de atividade; legislação urbanística; classificação nacional das atividades econômicas (Cnae); atividades complementares; fornecedores e concorrentes; e imóveis não residenciais.

De acordo com o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza Silva, a plataforma foi criada para facilitar a busca de informações dos investidores mineiros. “O empreendedor teria que dedicar tempo e entendimento que, às vezes, ele não tem. A ferramenta agrupa importantes dados em um só local e gera longevidade para as empresas já que a escolha do local se torna mais assertiva”.

A plataforma reúne dados que permitem visualizar a cidade de forma dinâmica, do ponto de vista empresarial e comercial, facilitando a análise e a seleção de informações relevantes para cada tipo de negócio. O usuário, pessoa física ou jurídica, poderá coletar gratuitamente informações e a partir disso fundamentar a tomada de decisão de investimento. 

Segundo Flávia Tissot, sócia-fundadora da Place, start-up de Porto Alegre responsável pela execução do projeto e especialista em desenvolvimento urbanístico e imobiliário, a plataforma também trará informações da PBH, Secretaria da Fazenda e de outras fontes externas, como informações de mobilidade do aplicativo Waze, dados do IBGE, entre outros. 

"De uma forma simples, podemos dizer que o Mapa Empreende OH quebra as barreiras das planilhas de Excel e as transforma em algo mais intuitivo, visual e de fácil entendimento. O empreendedor conseguirá enxergar a cidade e o seu negócio de maneira mais simples e objetiva", afirmou a COO da Place. 

A expectativa é de que a plataforma seja útil para os 289 mil empreendedores de Belo Horizonte e seja um fator que atraia novos investimentos para a cidade. Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Chyara Sales Pereira, a ferramenta irá trazer “assertividade” para o empreendedor na hora de decidir onde começar um novo negócio. 

“A ideia é que essa ferramenta incentive ainda mais a abertura de novos negócios, mas o mais importante é com a assertividade de decisão em termos de localidade”, afirmou.

O acesso à plataforma já pode ser realizado por meio dos sites: cdlbh.com.br e prefeitura.pbh.gov.br/empreendedor.

 

hojeemdia.com.br