'MINAS SANTA'

Para celebrar as tradições e a religiosidade do período da Semana Santa, Minas terá uma série de ações em pelo menos 600 cidades, de acordo com o Governo, como forma de transformar o estado no principal destino turístico do país durante o período.

Denominado “Minas Santa”, o projeto foi apresentado pelo governador Romeu Zema, nesta segunda-feira (19), no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Esta é a segunda edição do projeto.

Além do catolicismo, o projeto deve dar protagonismo a diversas expressões culturais relacionadas à fé e religiosidades, como evangélicas e das afromineiridades. Para o governador Romeu Zema, Minas Gerais já tem uma vocação religiosa muito forte e o Minas Santa vem para reforçar a importância do estado durante as celebrações no país. “O que nós queremos é mostrar para o mundo que o turismo religioso em Minas tem atrações que muitas vezes as pessoas não conhecem e nem sabem da dimensão.”

No ano de seu lançamento, em 2023, o programa foi decisivo para que o estado registrasse crescimento recorde na movimentação turística em abril, bem acima do que foi observado no Brasil como um todo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
O Minas Santa terá programação até o domingo de Páscoa (31) de março. Estão previstas ações como uma programação especial nos equipamentos do Circuito Liberdade, com encenação da Via Sacra.

Em Minas, são tradicionais as procissões, encenações da Paixão de Cristo, missas solenes e feitura de tapetes. Importantes destinos da fé, como Ouro Preto, Santa Luzia, Sabará, Perdões, Diamantina e Baependi, já se preparam para a celebração da Semana Santa.

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade também é emblemático para o turismo da fé e recebe 500 mil pessoas por ano.

 

hojeemdia.com.br