Mais um Dia D de combate à dengue ocorre neste sábado (2) em Belo Horizonte. Estão previstas novas varreduras em imóveis para caçar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor também da chikungunya e zika. As ações de prevenção serão realizadas nas nove regionais. A nova data para a mobilização foi proposta pelo Ministério da Saúde.  

Nas áreas de abrangência do Centro de Saúde São Paulo (rua Aiuruoca, 455 - São Paulo), na regional Nordeste, a partir das 9h, serão feitos sobrevoos de drone para mapear os locais, diagnosticar os focos e realizar o tratamento, se necessário. 

Segundo a PBH, em 2024 foram realizados 21 sobrevoos com drone em mais de 9 mil imóveis. Após o mapeamento, os locais com irregularidades passam por análise, em que é classificado o tipo de criadouro para atuação imediata. Caso os problemas detectados não sejam solucionados in loco pelos profissionais, há a possibilidade de tratamento, com o próprio drone, nos locais de difícil acesso. 

Ações educativas
O Mobiliza SUS, grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, também realizará ações educativas, com a distribuição de materiais informativos de prevenção à dengue, chikungunya e zika. O objetivo é que, assim como os agentes, os artistas reforcem a importância do cuidado para prevenir possíveis focos.