Dois detentos do Presídio de Barbacena, na região Central de Minas, foram diagnosticados com tuberculose. Segundo nota divulgada pela prefeitura da cidade, assim que a coordenação da unidade tomou conhecimento do caso, foi mobilizada uma força-tarefa de profissionais técnicos e especialistas, com participação da Comissão de Direito Penal e Assuntos Carcerários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
"Dentro de uma estratégia de bloqueio epidemiológico, estão sendo realizados atendimentos médicos e solicitação de exames, a fim de averiguação clínica e patológica de todos os detentos e funcionários da instituição carcerária", diz a nota divulgada na última quarta-feira (31).
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A transmissão acontece enquanto o indivíduo estiver eliminando bacilos.
Com o início do tratamento, no entanto, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias, chega a níveis insignificantes. A doença tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Prisional (Seap), mas ainda não obteve retorno sobre o caso.