REFERÊNCIA NO TRATAMENTO


Diante do preocupante avanço da COVID-19 em Minas Gerais, a Santa Casa de BH anuncia a abertura de 250 novos leitos para o enfrentamento da doença - desses, 50 serão de Centro de Terapia Intensiva (CTI). Nesta segunda (22), o estado chegou a 28.918 casos confirmados do novo coronavírus.


O hospital será dividido em duas unidades, com entradas separadas, para conseguir conciliar toda a demanda de atendimentos com segurança. As alas B, C e D abrigarão o Hospital Respiratório, voltado para o novo coronavírus, e a Ala A será voltada para o tratamento das demais 35 especialidades médicas. Com isso, a Santa Casa de BH passará a ofertar 1220 leitos, sendo 692 destinados à COVID-19 e, desses, 100 serão de terapia intensiva.


Atualmente, 98% dos 50 leitos de terapia intensiva das alas voltadas para o tratamento da COVID-19 da Santa Casa estão ocupados. Nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação está na casa dos 90%. 


Até o momento, 60% da reforma para reestruturação do hospital já foi concluída e os novos leitos estão sendo entregues progressivamente, de acordo com a demanda solicitada pela Prefeitura de BH. A previsão de conclusão é para o final de junho. O investimento total foi de R$ 5 milhões, sendo parte dessa verba advinda de doações.


"Precisamos atender os casos de COVID-19 e dar continuidade ao tratamento das demais especialidades. Com empenho e qualidade técnica temos conseguido usar toda a estrutura do hospital, reduzindo ao máximo a possibilidade de contaminação cruzada e de disseminação do novo coronavírus", afirma o Diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, Dr. Guilherme Riccio.


A Santa Casa é hoje o maior hospital 100% SUS de Minas Gerais e é a referência da Prefeitura de Belo Horizonte para o tratamento do novo coronavírus.
 
* Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais