VAI DEMORAR

A distribuição das vacinas contra a dengue pelo Governo Federal estava marcada para este mês, mas foi adiada. Um dia após Belo Horizonte confirmar as primeiras duas mortes pela doença, Minas recebeu nesta sexta-feira (2) a notícia que os imunizantes deverão ser repassados ao SUS somente no fim do ano.

A informação foi dada pelo secretário de saúde de Minas, Fábio Bacchereti, durante coletiva para a imprensa nesta sexta. A prorrogação do prazo foi anunciada em reunião da pasta com o Conselho de Saúde do Governo Federal, em Brasília, nessa quinta-feira (1º). Um cronograma de remessas, que irão imunizar crianças e adolescentes entre 10 e14 anos (faixa etária que apresenta maior número de hospitalizações por dengue, depois dos idosos), foi entregue aos governos estaduais. Mas a data exata do envio a Minas não foi informada.

"No entendimento que tivemos é que deve ser nas remessas mais para frente. Então, não teremos, a curto prazo. A expectativa é que até novembro devemos receber as vacinas”, informou o secretário de saúde de Minas".

Dengue no Estado

Os casos confirmados de dengue aumentaram 31,7% em quatro dias em Minas: de 23.389 (na segunda-feira, dia 29) para 30.808 (quinta, dia 1°). Belo Horizonte e Betim tiveram, na quinta-feira, registrados as primeiras vítimas fatais da doença.