O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), anunciou nesta sexta-feira (8/8) a convocação de 500 guardas municipais, aprovados em concurso público realizado em 2019. Eles irão reforçar a instituição que conta com 2.048 agentes na capital mineira. Junto aos novos profissionais, o prefeito anunciou a compra de 545 tasers, além da instalação de compartimentos para detidos em todas as viaturas. O investimento é de cerca de R$ 5 milhões.

“Esse é um recado para quem sai às ruas para roubar vidas e pertences: eu vou te pegar porque tenho ao meu lado a melhor Guarda Municipal do Brasil”, disse o prefeito. A expectativa é de que os novos agentes "estejam nas ruas da capital" em até um ano. “Iremos convocar essas pessoas, elas irão passar por exames e depois o treinamento. Tem uma etapa de preparação ainda”, acrescentou. 

Para Damião, os investimentos em novos agentes e equipamentos fazem parte da política de governo que tem a segurança, a saúde e a educação como pilares. “Um político não basta ser honesto, ele tem que aparentar ser honesto. E assim é com a segurança pública. Não basta dar segurança, temos que dar sensação de segurança”, afirmou.

Ainda de acordo com o prefeito, a capital trabalha para o desenvolvimento do programa “Muralha Eletrônica”. A iniciativa prevê a instalação de câmeras de segurança de monitoramento em tempo real em diversas regiões da cidade. Além disso, a prefeitura planeja investir em bicicletas eletrônicas para a guarda municipal. Estes veículos estarão equipados com câmeras que possibilitam o reconhecimento facial.

“Todo esse reforço será muito bem vindo para a população de Belo Horizonte. São pessoas qualificadas e que virão com vontade de servir a guarda e a população. A segurança será uma marca dessa gestão. Todos os projetos serão para construir Belo Horizonte como a capital mais segura do Brasil”, destacou o secretário municipal de segurança e prevenção, Márcio Lobato.