O trânsito em Belo Horizonte teve movimentação incomum na manhã desta terça-feira. Motoristas que passaram pelas principais vias da capital notaram um 'clima de sábado' no tráfego. Com a suspensão de aulas em instituições de ensino e a adesão das pessoas ao home office como medidas preventivas à pandemia de coronavírus (Covid-19), o fluxo de veículos teve uma grande redução, ainda não contabilizada pela BHTrans. 

De acordo com a BHTrans, ainda não é possível representar numericamente à queda no trânsito, pois seria necessária uma análise completa da movimentação em pontos importantes de entrada e saída da cidade, além de ruas e avenidas. A entidade considera a diminuição de veículos BH demonstração de conscientização da população em relação aos riscos do coronavírus.  

Mesmo sem notificações de acidentes graves na manhã desta terça, a BHTrans reforçou que motoristas devem manter a atenção e o respeito às regras de trânsito para que o tráfego continue fluindo tranquilamente. 

A tendência é que as vias fiquem mais livres com o início da suspensão de atividades em instituições particulares de ensino, como Colégio Santo Agostinho, Magnum e Bernoulli, a partir desta quarta. Também nesta quarta, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) interromperá aulas presenciais por tempo indeterminado. 

Motoristas comentam contraste no trânsito

Motoristas que passaram pela Região Centro-Sul de Belo Horizonte comentaram o contraste no trânsito desta terça-feira. “Está bem vazio, diferentemente do que a gente enfrenta todos os dias. Fica melhor para quem trabalha dirigindo. É um pouco estranho, mas o importante é evitar o coronavírus”, disse Lucas Samuel, que trabalha como motorista de aplicativo. 

Técnico em manutenção de elevadores, Vagner Santos também sentiu a diferença nos deslocamentos pela cidade. “Passei pela avenida do Contorno e tive problemas. Está tranquilo”, declarou.