PRIVATIZAÇÃO

O Consórcio Nova Estrada Real venceu o leilão de concessão da BR-040 no trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro e ficará responsável pelos 218,9 quilômetros da estrada pelos próximos 30 anos. O grupo, formado pela Construcap, Olha e Copasa Group (empreiteira espanhola), venceu o pregão realizado nesta quarta-feira (30/4) na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, ao oferecer um lance de 14% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio prevista no edital.

A oferta de deságio bateu as propostas da EPR e da Sacyr Concessões, que apresentaram 3,08% e 1% de desconto, respectivamente. A tarifa básica de pedágio, sobre a qual incide a redução no valor é de R$ 21,37 e será cobrada em três praças instaladas ao longo da rodovia. 

Ao consórcio vencedor caberá o investimento de R$ 5 bilhões em obras para ampliação da capacidade da estrada e R$ 3,8 bilhões em serviços de operação e manutenção ao  longo das três décadas de concessão. 

Os 218,9 quilômetros concedidos são divididos em três trechos: a 040 de Juiz de Fora até a divisa com o estado do Rio de Janeiro; a estrada entre a divisa com Minas Gerais e o entroncamento com as rodovias BR-116 e BR-101, no Trevo das Missões, na capital fluminense; e a BR-495 do município carioca até Itaipava.

As obras previstas em edital incluem 13 quilômetros de duplicação, 86,6 km de faixas adicionais, três túneis, 13 viadutos, 13 correções de traçado, 14,6 km de vias marginais, área de escape, ponto de parada e descanso para caminhoneiros, 32 pontos de ônibus, 12 passarelas, 11,7 km de ciclovias e sete passagens de fauna.

Pedágios

Uma vez leiloado o trecho da rodovia, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes devem assinar o contrato de concessão junto ao Consórcio Nova Estrada Real até 15 de agosto. Neste documento estarão determinados os valores cobrados em cada uma das três praças de pedágio.

Na nova concessão, uma das principais alterações na rodovia, que já havia sido privatizada anteriormente, está a mudança da praça de cobrança de Simão Pereira, em Minas Gerais, para Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro. Com a alteração, que deve acontecer no primeiro ano das atividades da nova concessionária, os três pedágios da estrada serão cobrados em território fluminense e nenhum dentro dos limites mineiros.

Já a partir de 2027, portanto, as cobranças serão feitas em Comendador Levy Gasparian, Areal e Xerém. No edital, a tarifa básica de pedágio está orçada em R$ 21,37 por praça. O valor será determinado no contrato de concessão, mas, de acordo com o percentual de desconto vencedor do leilão é possível chegar a uma tarifa aproximada de R$ 18,38 por trecho.

Pedágios avançam nas rodovias federais que cortam Minas Gerais 

Viagem mais cara

Quem sai de Belo Horizonte com destino ao Rio de Janeiro pagará mais caro com a nova concessão do trecho entre a Zona da Mata Mineira e a capital fluminense. Atualmente, os pedágios cobrados a partir de Juiz de Fora em direção à Cidade Maravilhosa tem o valor para veículos simples fixado em R$ 14,50. Com a nova concessão, portanto, o valor subirá cerca de R$ 3,88.

Com a aproximação realizada a partir do percentual de desconto vencedor do leilão sobre a tarifa básica de pedágio do edital, a viagem de ida de Juiz de Fora para o Rio sairá de R$ 43,50 para R$ 55,14, um aumento de R$ 11,64.

O valor da viagem de carro de BH para o Rio de Janeiro já sofreu um aumento recente com a concessão da estrada entre a capital mineira e Juiz de Fora. Desde agosto do ano passado, o preço cobrado nas praças localizadas em Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena pulou de R$ 6,30 para R$ 12,70, o dobro do preço. 

É possível dizer, portanto, que quem sentou-se ao volante para fazer o trajeto entre BH e Rio de Janeiro em julho de 2024 gastou R$ 62,40 em pedágios. A mesma viagem no ano que vem custará R$ 93,24, quase 50% de aumento.

Subida da serra

A subida da Serra de Petrópolis, um dos trechos mais sinuosos e perigosos da rodovia tem uma relação especial de obras. Entre elas se destacam a implantação de uma faixa adicional entre Duarte da Silveira e a praça de Pedágio de Xerém e a finalização de três túneis com obras já iniciadas. Um deles tem 4,6 quilômetros de extensão.

Durante todo o período de obras, a estrada na serra receberá obras de correção de buracos e fissuras, garantindo conforto e segurança; tratamento e selagem de trincas; e correção e recomposição de juntas.

Todas as obras na subida da serra deverão ser concluídas até o sexto ano de concessão, de acordo com o previsto no edital. A concessionária também fica responsável pela liberação do pavimento da atual pista de subida após as intervenções.