ECONOMIA

O cenário no setor de comércio de Minas Gerais é de otimismo à medida que se aproxima o final do ano. Uma combinação de fatores favoráveis, como as tradicionais datas de consumo, como a Black Friday, Natal e Ano Novo, juntamente, com o pagamento do 13º salário, que injeta renda adicional na economia, está alimentando as expectativas positivas. Além disso, o atual panorama econômico vem impulsionando a confiança no mercado, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG).

Já em Montes Claros, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ernandes Ferreira, acredita que a média no varejo será entre 3% a 7% em relação ao ano passado. “Isto, porque tivemos um sinal sobre a inadimplência que diminuiu no mês de setembro e isso é positivo já para o final de ano, e com a entrada do 13º com a primeira parcela em novembro, acaba ajudando”. 

Outros fatores que ajudam essas datas de fim de ano em Montes Claros, segundo Ferreira, “é o aumento do emprego na cidade, o desenvolvimento da economia que está boa, muitas empresas novas e tudo isso deixa a população mais animada e disposta a gastar ainda mais”. Ele considera que a Black Friday seja um esquenta do natal, como se fosse um termômetro. “Porque na Black Friday já temos consumidores com planejamento, que já fazem compras para o natal”, ressalta. 
 
TICKET MÉDIO

Entretanto, ainda de acordo com presidente da CDL, ainda é cedo para falar sobre o ticket médio para as compras do natal. “E da Black Friday, é difícil, porque as pessoas costumam comprar produtos bem mais caros nessa data como bens duráveis, eletrônicos entre outros”. Portanto, segundo ele, o empresário mais antenado acaba pegando produtos de muita qualidade para fazerem promoções, garantindo uma venda certeira com boa entrada de caixa e a fidelização do cliente.

“Então, o ticket médio fica difícil de definir. Mas tem outra coisa que vem ajudando os lojistas a aumentarem os seus tickets médios é a Compra Premiada da CDL com as lojas físicas, chegando a aumentar as vendas entre 30% a 40%. Pois, a promoção oferece de vale compras de R$ 100 a R$ 500, celulares, moto, e no Natal vai ser sorteado um carro. Isso vem ajudando muito o comércio local”, diz satisfeito. 

Para a gerente de vendas, Mariney Mota Balisa o fim de ano ajuda consideravelmente a economia da loja. “São duas datas que conseguimos agregar mais valores as vendas, conseguimos vender bem melhor, acreditamos que iremos ter um acréscimo de 20% em comparação com o ano passado”, diz confiante. O preparo para receber as festividades já está em curso na sua loja. Estamos já preparando o estoque para receber os nossos clientes com tudo de melhor que tiver e com formas de pagamento diferenciado também. Porque as pessoas deixam para gastar mais nessas últimas datas porque vai conseguir com mais descontos, com mais opção de planejamento e mais vantagens em relação a parcelamento”, destaca.

Fonte: onorte.net