A partir desta segunda-feira (7 de abril), o presidente da Câmara de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Podemos), será o prefeito da capital mineira até sexta-feira (11 de abril). O motivo é uma viagem internacional do Chefe do Executivo, Álvaro Damião (União), que estará no Peru para participar de um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre parcerias público-privadas.

Como a viagem é por apenas cinco dias, o cargo não precisaria ser passado para o vereador. Porém, na última sexta-feira (4 de abril), Damião encaminhou um ofício a Lopes solicitando o “apoio” e convidando-o, formalmente, a assumir a prefeitura. Em outro comunicado nesse domingo (6 de abril), o presidente da CMBH informa a troca temporária aos parlamentares. Na ausência de Lopes, a 1ª vice-presidente da Casa Legislativa, Fernanda Altoé (Novo), assume a presidência.

Desde a semana passada, Juliano Lopes vem demonstrando que, ao assumir a PBH, estará realizando “um sonho” de ser prefeito da capital mineira. Em postagem no Instagram nesse domingo, o parlamentar agradeceu, novamente, ao secretário de Governo, Marcelo Aro (PP), e à deputada federal Nely Aquino, presidente estadual do Podemos.

“Hoje, por ter o apoio do grupo, que é formado por grandes amigos, tenho a oportunidade de realizar grandes sonhos.”