Após o aumento do número de casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas no Brasil, o IATE Tênis Clube, um dos clubes mais tradicionais de Belo Horizonte, suspendeu temporariamente a venda das bebidas. A medida é uma forma de prevenir a intoxicação dos consumidores, enquanto o caso é apurado em esfera nacional. 

O IATE Tênis Clube confirmou a suspensão a partir desta quinta-feira (02/10). Segundo a diretoria do clube, todos os associados já foram informados, e o prazo para o fim da suspensão será quando houver a conclusão das investigações pelos órgãos públicos. 

A maior parte dos casos confirmados está em São Paulo. Há suspeitas também em Pernambuco. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, nesta quarta-feira (1º/10), que não há registros de casos suspeitos de intoxicação por metanol em território mineiro por ingestão de bebida alcoólica. A pasta, no entanto, informou que enviou orientações às regionais de saúde para reforçar a importância da notificação imediata de qualquer suspeita. 

Em Belo Horizonte, após a circulação em grupos de WhatsApp de que pacientes estariam internados em hospitais da rede particular da capital com suspeita de intoxicação por metanol, as unidades de saúde foram procuradas por O TEMPO e afirmaram que as informações são falsas.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em nota, esclareceu que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da capital "não recebeu nenhuma notificação sobre intoxicação por metanol".