Choveu em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, como Contagem e Santa Luzia, na noite desta quarta-feira (9). Apesar de fraca e isolada, essa é a primeira precipitação registrada na capital mineira em outubro deste ano. Nos próximos dias, é esperado grande volume de água, que, até domingo (13), pode superar o volume esperado para o mês. 

Em BH, a regional Centro-Sul registrou chuva em intensidade extremamente forte, quando o volume a cada cinco minutos supera cinco milímetros. Nas regionais Noroeste e Oeste, choveu forte, com volume entre 2,6 e 5 milímetros a cada cinco minutos. As regionais Barreiro e Leste registraram chuva fraca, com volume em igual período inferior a 1 milímetro. No restante da capital, não choveu, segundo a Defesa Civil.

Veja cuidados com a chuva, segundo a Defesa Civil de BH:

Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

Não atravesse ruas alagadas, nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

Atenção especial para áreas de encostas e morros.

Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
       
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199, e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. 

 

Fonte: otempo.com.br