Pesquisa mostra três candidatos separados por apenas seis pontos
Pesquisa do instituto Doxa realizada entre os dias 5 e 8 de julho com 2.500 eleitores mostra um cenário indefinido na disputa pelo governo de Minas. Contratado pelo PDT e registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sobre o número MG-08013/2018, o levantamento mostra três candidatos separados por apenas seis pontos.
Numericamente, o líder é o senador Antonio Anastasia (PSDB), que soma 15% das intenções de votos. Ele é seguido pelo governador Fernando Pimentel (PT), que soma 12%. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. Anastasia pode ter de 13% a 17%, enquanto Pimentel pode ficar entre 10% e 14%.
Terceiro colocado nos números, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda soma 9% das intenções de votos. Com a margem de erro, pode estar entre 7% e 11%, o que também o coloca em empate técnico com Pimentel.
Mais distante dos três primeiros, Rodrigo Pacheco (DEM) aparece com 2%, enquanto Romeu Zema (Novo) e Dirlene Marques (PSOL) somam 1%. João Batista Mares Guia não registrou nem 1% das intenções de voto. Os que apontam o voto em branco, pretendem anular o voto ou não apontaram nenhum candidato alcançam 40%, o que dá mais que os três primeiros colocados juntos. São 19% os que não souberam ou não responderam ao questionário.
Segundo turno. Nas simulações para confrontos em uma segunda etapa de votação, Antonio Anastasia vence Fernando Pimentel por 23% a 18%. Neste cenário, 42% dos eleitores apontam o voto em branco ou nulo e 17% não souberam ou não responderam.
No cenário entre Anastasia e Lacerda, há um empate técnico, com o tucano à frente. O senador teria 21% e o ex-prefeito ficaria com 18%. Brancos e nulos somariam 42% e 19% dos eleitores não souberam ou não responderam.
Na disputa entre Lacerda e Pimentel, o primeiro venceria por 22% a 18%. Também neste caso há um empate técnico entre os dois. Os brancos e nulos, neste cenário, somam 41%, enquanto 19% não souberam ou não responderam.
Senado. O Doxa também mediu a disputa pelo Senado. Quando questionados sobre qual seria sua primeira escolha para senador, 20% dos entrevistaram responderam Dilma Rousseff (PT). Em segundo ficou Aécio Neves (PSDB), com 11%. Carlos Viana (PHS), Dinis Pinheiro (SD) e Jô Moraes (PCdoB) chegaram a 3%, enquanto Rodrigo Pacheco (DEM), Bruno Siqueira (MDB) e Reginaldo Lopes (PT) ficaram com 2%. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções.
O nível de confiança do levantamento é de 95%.