A tradicional celebração de Padre Eustáquio, com várias missas e centenas de pessoas reunidas no Santuário da Saúde e da Paz, no bairro que leva o nome do santo, em Belo Horizonte, deu lugar, este ano, a uma comemoração mais "enxuta". Seguindo recomendações sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar a propagação do novo coronavírus, fiéis tiveram que respeitar o distanciamento mínimo para acessar o templo neste domingo (30).

Os cristãos pudera comprar velas, receberam água benta dos padres e foram orientados a ocupar algumas alas do santuário, já que nem todos os espaços estavam abertos à visitação. Por volta das 8h30, bem diferente do que se viu em anos anteriores neste mesmo 30 de agosto, somente cerca de 20 pessoas estavam no interior da igreja.

Transmissão on-line

Às 18h, será celebrada uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo. A celebração será transmitida pela TV Horizonte, no Youtube e no Facebook.

Nesse sábado (29), fiéis fizeram uma carreata pelas ruas do bairro Padre Eustáquio com uma imagem do beato, que nasceu na Holanda em 3 de novembro de 1890. Conhecido como mensageiro da Saúde e da Paz, foi ordenado sacerdote na Congregação dos Sagrados Corações em 1919 e chegou ao Brasil em maio de 1925.

Segundo a Igreja Católica, o padre visitava os doentes e distribuía roupas e alimentos aos necessitados. Em 1935, Padre Eustáquio foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Poá (SP). Em 1942, chegou a BH para assumir a Paróquia São Domingos.

Padre Eustáquio foi beatificado, em Belo Horizonte, pelo cardeal José Saraiva Martins, em 15 de junho do ano 2006.