O número de casos confirmados de Covid-19 em Minas Gerais ultrapassou a marca de 980 mil. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 6.093 infectados pelo novo coronavírus, chegando a 980.687 desde o início da pandemia, em março de 2020.

Os números constam em balanço divulgado na manhã desta terça-feira (16) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em um dia, ainda conforme o levantamento, 28 óbitos foram contabilizados - o menor índice registrado nos últimos oito dias. Agora, são 20.715 pessoas que perderam a vida em decorrência da doença.

Vale lembrar que, na última semana, Minas teve mais de 200 mortes confirmadas a cada 24 horas por quatro dias consecutivos. Em 11 de março, por exemplo, foram 263 casos.

O boletim epidemiológico da SES indica, ainda, que 888.616 mineiros se recuperaram da Covid-19. Outros 71.356 seguem sendo acompanhados.

Cenário crítico

O avanço da Covid-19 preocupa as autoridades mineiras. Nesta terça-feira (16), o governador Romeu Zema detalhou como será a implementação da Onda Roxa em todo o Estado, conforme anúncio feito por ele no dia anterior. Em entrevista coletiva na Cidade Administrativa, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, o mandatário alertou que é crítica a situação. 

“Começamos a assistir uma cena de horror. Pessoas clamando por atendimento e não há vaga. Queremos isso em Minas? Vermos pessoas morrendo nas ruas? Chegamos no ponto em que nosso sistema de saúde entrou em colapso. Mais pessoas procuram do que temos capacidade de atendimento. O Estado não tem mais capacidade de atendimento”, disse.