MODERNISMO

Quando arte e arquitetura se fundem, a experiência é outra: você não só aprecia uma pintura emoldurada, você pisa em cômodos históricos e passeia por jardins de paisagismo magistral. Essa é justamente a proposta de uma visita ao Museu Casa Kubitschek (MCK), na Pampulha, em Belo Horizonte. Imóvel construído para ser residência de fim de semana do então prefeito de BH Juscelino Kubitschek (1940-1945), o espaço completa 10 anos de abertura ao público em 2023, com programação diversa (veja abaixo) durante o mês de setembro. É uma ótima oportunidade para "turistar" dentro da própria cidade.

A dona de casa Cláudia Gonçalves, de 52 anos, acompanhada do marido, o aposentado Marcílio, de 54 anos, e da filha, a estudante Letícia, de 18 anos, já está na terceira ida em família à casa. Eles fizeram um trajeto de cerca de 20 quilômetros entre a residência onde vivem, no Barreiro, até o museu. "A história do JK, saber como foi o passado, me atrai muito", disse. "É gostoso voltar um pouco ao passado e resgatar a história", completou Marcílio. Letícia lembrou que está sempre de olho na programação do museu nas redes sociais para garantir novas visitas à casa JK. "É um passeio legal", afirmou.

Morador de Anápolis (GO), o advogado Felyph Augusto Arantes, de 26 anos, decidiu passar o feriado prolongado de 7 de setembro com cinco amigos em Belo Horizonte. Um dos passeios que ele pesquisou para fazer na capital mineira foi a Casa JK. "É bem ampla. A gente percebe que teve um trabalho arquitetônico bem interessante. Outro ponto positivo é a gratuidade. Por ser gratuito, abre o leque para que as pessoas possam vir sempre", declarou o jovem. 

Dez anos

O Museu Casa Kubitschek (MCK), inaugurado em 2013, integra o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e tem como sede o imóvel modernista utilizado pelo então prefeito de Belo Horizonte Juscelino Kubitschek (1940-1945). A residência foi projetada por Oscar Niemeyer e é cercada pelo jardim planejado por Roberto Burle Marx, em terreno de aproximadamente três mil metros quadrados.

Para comemorar a primeira década de abertura à população, o MCK traz programação (veja abaixo) com oficinas, mediações especiais e a realização de um piquenique-brincante, que será feito nos icônicos jardins da casa - um dos elementos mais significativos do espaço museológico que integra o Conjunto Moderno da Pampulha, que em 2023 celebra 80 anos.

"A gente quer que as pessoas sintam o prazer de estar em uma casa tão bem planejada. Que elas possam curtir esse jardim, que se sintam à vontade. As pessoas podem vir aqui fazer piquenique. Essa é uma casa aberta para a paisagem, que quer acolher os visitantes, os moradores. Essa abertura para o novo é uma essência da casa modernista", afirmou a coordenadora do museu, Isabela Guerra.

Programação

12/9 - 18h
Show "Choro de Beagá", com Choro do Jura
O grupo Choro do Jura apresenta obras de compositores de Belo Horizonte no show "Choro de Beagá, com arranjos que extrapolam a linguagem tradicional do gênero.
Informações: educativos.ck@pbh.gov.br


16/9 - 10h
Piquenique brincante no Jardim de Burle Marx
Uma manhã repleta de diversão e alegria, onde a música e o teatro se unem com o grupo Makamba Brincante. Com uma combinação única de palhaçaria, cantoria, brincadeiras e contação de histórias, as Makambas Brincantes irão encantar familiares, amigos e crianças de todas as idades, fazendo com que todos brinquem juntos, enquanto aprendem a valorizar as diferenças. A atividade termina com um delicioso piquenique no jardim.
Inscrições: educativos.ck@pbh.gov.br

23/9 - 10h
Visita mediada aos Jardins de Burle Marx - Edição Especial: Cartografia Afetiva da Pampulha
Nesta visita, os participantes são convidados a percorrer os Jardins de Burle Marx, explorando suas características artísticas, históricas e botânicas. Para esta edição especial, o Museu Casa Kubitschek (MCK) convida o historiador e Mestre em Artes Lucas Amorim para realizar a oficina "Cartografias Afetivas".
Inscrições: educativos.ck@pbh.gov.br

30/9 - 10h
Visita mediada à exposição “Trama: Processos Educativos na Pampulha” e Oficina de Aquarela Botânica
O educativo do Museu Casa Kubitschek convida o seu público a conhecer os diferentes bordados que foram concebidos pelas bordadeiras do projeto Bordando Memórias e que integram a exposição “Trama: processos educativos na Pampulha”, em seu novo módulo “Pampulha 80 anos: Múltiplos Olhares”. A visita mediada terá o acompanhamento da artista Mariana Soares, que, além de estar expondo na mostra, vai ministrar uma oficina de aquarela botânica com os participantes.
Inscrições: educativos.ck@pbh.gov.br


Além disso, o museu está em cartaz com a exposição "Trama: processos educativos na Pampulha", mostra que reúne os projetos "Bordando Memórias" e "Lab Design". A proposta é colocar em diálogo com a casa modernista bordados e protótipos de objetos de design inspirados no território Pampulha. Também integram a exposição dois videodocumentários que compartilham os processos criativos e as práticas educativas que vinculam os projetos à Pampulha e aos acervos da unidade museal.

"As comemorações dos 10 anos do Museu Casa Kubitschek terão continuidade até dezembro, quando está prevista a inauguração de uma exposição que abordará a história da casa, a trajetória do Museu e a relação íntima entre a arquitetura do local e a Pampulha, espaço de lazer vivenciado de diversas formas pela população de Belo Horizonte e turistas de toda parte do mundo", informou a prefeitura, em nota. 

Serviço - Museu Casa Kubitschek (MCK)
Entrada: gratuita
Visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h30)
Endereço: avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes, Pampulha
Contatos: Tel.: (31) 3277-1586 | (31) 98864-3969  
E-mail: ck.fmc@pbh.gov.br
Mais informações: portalbelohorizonte.com.br/museuspampulha