Dentre esses municípios, três deles abrigam Patrimônios Culturais da Humanidade reconhecidos pela Unesco. São eles, Ouro Preto, Diamantina e Congonhas, onde está o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, concebido pelos artistas Aleijadinho e Manoel da Costa Athaíde e uma das obras-primas do barroco mundial.  

Ouro Preto, que é destino emblemático do Carnaval da Liberdade, reunindo aproximadamente 50 blocos carnavalescos, como o Vermelho e Branco, a Bandalheira e o Zé Pereira dos Lacaios, sendo a agremiação carnavalesca mais antiga do Brasil, fundada em 1867. Além disso, shows, desfiles de escolas de samba da cidade movimentam a festa momesca na cidade.  

Santa Bárbara também prepara uma festa com bandas de diversos estilos, do samba ao pagode. Itabira, terra natal de Carlos Drummond de Andrade, terá como tema o clássico de Gal Costa “Balancê”, realizando um tributo à cantora e receberá apresentações de blocos de Belo Horizonte, como o Então Brilha e o Me beija que sou pagodeiro, entre outras atrações.  

Já Caeté vai realizar o seu Carnavrau! como uma das comemorações oficiais que celebra os 310 anos do município, com shows e desfiles no centro histórico. Sabará oferecerá ao folião um Carnaval descentralizado, tendo pontos em bairros e distritos, como no bairro Nações Unidas e em Ravena. A exposição “A experiência do Carnaval de Sabará”, no Solar do Padre Correia, vai apresentar ao visitante um pouco da história da antiga Vila de Sabarabuçu.   

Em Tiradentes haverá o desfile de 24 blocos que contagiam o público em seu cortejo pelo centro histórico. São João Del-Rei, além dos tradicionais blocos, também se destaca pela diversidade da natureza e cultural da região. A programação completa está disponível no site da Secretaria de Cultura de Minas.