O Carnaval de 2024 deve movimentar cerca de R$ 1,8 bilhão na economia de Minas, o que representa um aumento de 20% em relação ao carnaval de 2023, até então considerado o maior já feito no estado. A folia também deve impactar na geração de 50 mil empregos, número também 20% superior ao ano passado. A projeção foi divulgada nesta quinta-feira (18) pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. 

Segundo a pasta, há ainda uma expectativa de público de 12,1 milhões de pessoas durante toda a festa. Desse total, 6,6 milhões ficariam no interior do estado e as outras 5,5 milhões em Belo Horizonte. 

De acordo com o governo do Estado, o objetivo é fazer com que o carnaval de 2024 seja ainda maior do que o de 2023. Estão sendo organizadas e coordenadas, ações de diferentes pastas e órgãos visando à realização de uma festa inclusiva e segura, com opções para todos os públicos. 

Com o Carnaval da Liberdade e também o Carnaval da Tranquilidade, o objetivo do executivo estadual é estimular o desenvolvimento da festa popular não apenas na capital, mas, também, pelo interior do estado, com a promoção dos destinos de diversas regiões mineiras.

Destinos turísticos 
Conforme o executivo estadual, quem quer curtir o Carnaval da Tranquilidade, o território mineiro vai oferecer destinos turísticos que combinam aventura, religiosidade, gastronomia, cultura e riquezas naturais. As opções, segundo o levantamento da secretaria, contam com 20 parques municipais, 44 estaduais, seis naturais e nove parques ecológicos, mais de 1 mil cachoeiras, dez estâncias hidrominerais, 22 grutas, nove cavernas, quase 30 represas, 70 mirantes, incluindo o famoso Mirante dos Planetas, mais de 150 museus, 50 mercados registrados, sendo os principais deles os Mercados Municipais, e mais de 500 igrejas registradas no Portal Minas Gerais, além de 200 capelas e 40 santuários.

*Estagiário sob supervisão de Gledson Leão