Cada vez mais comum, o serviço de "moto-táxi" é uma das principais preocupações no trânsito de Belo Horizonte. O alerta é da BHTrans, que realizou uma campanha de conscientização voltada principalmente para motociclistas nesta segunda-feira (18), no centro, durante as ações da Semana Nacional de Trânsito.

A modalidade não é regulamentada na cidade, ou seja, não é permitida. A BHTrans diz não ter "poder" para fiscalizar esse tipo de transporte. No entanto, não informa se medidas estariam sendo analisadas para a regulamentação e fiscalização junto à polícia e demais autoridades. A PM foi procurada, mas não retornou até a publicação dessa reportagem.

Enquanto o serviço segue sendo ofertado, mesmo sem estar regulamentado, resta apelar à conscientização das pessoas. Analista de transporte e trânsito da BHtrans, Jussara Bellavinha alertou sobre os riscos para motociclistas e passageiros. 

“As pessoas precisam se atentar sobre isso. Pegar carona com alguém que você não conhece, e em muitas ocasiões o carona não sabe andar de moto. Tem a questão do balanceio do corpo, tudo isso gera acidentes”, disse Jussara.

Em BH, o moto-táxi começou a funcionar em julho de 2022, prometendo proporcionar mais economia em relação às viagens com carros. Procurada, a 99, empresa que realiza o transporte na capital, ainda não se pronunciou.

Já a Uber, afirma que em Belo Horizonte, e em todo o país, a modalidade funciona como um serviço regular, já que as regras para o transporte individual privado de passageiros estão definidas na legislação federal. 

Além disso eles dizem que usuários e motoristas parceiros têm à sua disposição os já conhecidos recursos de segurança oferecidos pela plataforma, como seguro de acidentes pessoais e possibilidade de compartilhar o trajeto da viagem, em tempo real, com terceiros.

Campanha de conscientização
Durante toda a semana, BH terá ações da campanha de conscientização chamada "Sobre Duas Rodas, Tenha Cuidado em Dobro". O objetivo é estimular mais segurança no trânsito e chamar a atenção da sociedade.

Nesta terça (19), as ações serão realizadas na avenida Afonso Pena, em frente ao Palácio das Artes, das 10h às 12h. Também serão realizadas campanhas em porta de escolas, palestras e apresentações para motociclistas e entregadores. 

*Estagiário sob supervisão de Renato Fonseca