TAIOBEIRAS

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou, neste sábado (20), um atendimento de alta complexidade para salvar a vida de gêmeos prematuros extremos em Taiobeiras, no Norte de Minas. Os recém-nascidos, com apenas 28 semanas de gestação e peso aproximado de 990 gramas, precisavam de transferência urgente para Montes Claros.

Durante os procedimentos, a equipe identificou que um dos bebês apresentava um quadro de perfuração intestinal com grave distensão abdominal. A condição foi resultado de uma intercorrência durante o parto pélvico, que exigiu o uso de fórceps. De acordo com os militares, o estado de saúde do recém-nascido era incompatível com o transporte aéreo sem uma intervenção prévia, apresentando alto risco de morte devido às variações de pressão durante o voo.

Diante da gravidade, o médico da equipe do BOA, Dr. Saulo Prado, que também é cirurgião pediátrico, realizou uma cirurgia de drenagem abdominal ainda na unidade de saúde de origem. O procedimento foi essencial para estabilizar clinicamente o bebê e permitir que ele suportasse o trajeto aeromédico.

Após a cirurgia e a estabilização de ambos os irmãos, os gêmeos foram transportados com segurança para uma unidade hospitalar de referência em Montes Claros.

neonatal.jpg