De 20 em 20

Belo Horizonte terá mais 100 ônibus elétricos circulando pelas ruas a partir do ano que vem. A compra será feita com os R$ 317 milhões assegurados pela Prefeitura junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e integra o plano da capital de substituir 40% da frota atual por ônibus movidos a energia limpa até 2030.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (17) pelo superintendente de mobilidade da Prefeitura, André Dantas. Os novos carros vão integrar o Plano de Mobilidade Limpa da capital, que prevê a substituição de parte da frota vai alinhar o município aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da Organização das Nações Unidas (ONU) e reduzindo as emissões de carbono.

“Nós vamos comprar esses veículos em lotes de 20, até porque as empresas fabricantes não tem condições de oferecer cem ônibus ao mesmo tempo e isso deve acontecer em 2025 a depender do processo licitatório e da entrega das montadoras”, afirmou o superintendente. 

A prefeitura informou também que no próximo ano será feita a revisão da atual rede de transporte coletivo, com o objetivo de aprimorar o atendimento, às interações e ligações com os novos bairros, melhorando assim a acessibilidade e reduzindo o tempo de deslocamento. As regiões do Jardim Liberdade, Vila Ecológica, Vila Bernadete, Aglomerado da Serra e Jardim Alvorada receberão novas linhas e reestruturação dos serviços existentes.

Outras propostas apresentadas foram a intensificação da fiscalização do transporte público e a modernização das câmeras nas estações de integração e transferência.