A cobertura vacinal contra a febre amarela em Belo Horizonte está abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde — 95% — entre crianças menores de 1 ano. Nessa faixa etária, 73% receberam o imunizante. A preocupação com a imunização ocorre após a prefeitura ter identificado o vírus da doença em um mico encontrado morto no bairro Sion, na região Centro-Sul da capital mineira.

A vacina que previne contra a febre amarela é distribuída gratuitamente nos 152 centros de saúde da capital mineira e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Em relação ao esquema vacinal, as crianças devem tomar a primeira dose aos nove meses e a segunda aos 4 anos. Acima de quatro anos, a vacina é aplicada em dose única — veja abaixo.

“Atualmente, a cobertura vacinal para a febre amarela na população acima de 1 ano de idade — cerca de 2 milhões de pessoas — está acima de 95%, que é o percentual recomendado pelo Ministério da Saúde. Já entre crianças menores de 1 ano, a cobertura está em 73%”, informou o diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica de Belo Horizonte, Paulo Roberto Corrêa.

O médico infectologista Carlos Starling destacou a importância de os pais levarem os bebês até as unidades de saúde para se vacinar. “Precisamos que todas as faixas etárias tenham pelo menos 95% das pessoas possíveis vacinadas. Esse imunizante, especificamente, é para a vida toda. Ou seja, não é uma vacina que precisa ser tomada a cada 10 anos, como tínhamos antigamente.”

Vacinar as crianças é um “ato de amor”, como disse o especialista. “Você que é pai, se tem um filho e o ama, leve-o para tomar o imunizante. Principalmente se vai sair da região para passear em um local de mata e fazer um turismo ecológico. É fundamental ter o filho vacinado. Digo isso porque a febre amarela é uma doença com letalidade muito alta e, portanto, é absolutamente necessário que as pessoas se imunizem.”

Aos nove meses de vida, a vacina contra a febre amarela é a única a ser aplicada nos bebês. E, para o médico infectologista Adelino Júnior, isso pode explicar a imunização não ter atingido a meta necessária, já que os responsáveis podem se "esquecer". “Fazemos um chamado para que as famílias levem as crianças aos postos. A imunização é importante porque vivemos em área endêmica”, alerta.

Vacinação
Entenda como funciona o esquema vacinal da febre amarela:

  • Crianças, ao completarem 9 meses de vida, devem tomar uma dose;
  • Crianças, ao completarem 4 anos de idade, devem tomar a dose de reforço;
  • Pessoas de 5 a 59 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem tomar uma dose;
    Pessoas que receberam apenas uma dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem tomar uma dose de reforço.
  • Macacos não transmitem a febre amarela
  • Vale lembrar que os macacos não transmitem a febre amarela aos humanos, atuando apenas como bioindicadores da presença do vírus naquela região, permitindo ao poder público adotar as medidas preventivas e de controle a fim de evitar a propagação do vírus.