BALANÇO

O mês de março de 2025 foi mais quente e menos chuvoso em Belo Horizonte do que a média esperada para o mês. A análise é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Conforme o instituto, março começou com chuvas escassas restritas à faixa leste de Minas Gerais. A partir do dia 10, as pancadas de chuva se tornaram frequentes no Centro-Sul e Oeste do Estado, espalhando para todas as regiões mineiras após o dia 20. Com a irregularidade das chuvas ao longo do mês, março encerrou com chuvas abaixo da média em praticamente toda Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, considerando a estação de referência do Inmet, que fica no bairro Santo Agostinho, a média da temperatura mínima foi de 21,1ºC, valor 1,3°C acima da climatologia que é de 19,8ºC. A média da temperatura máxima foi de 29,8ºC, que é 1,4ºC acima da climatologia de 28,4ºC. A maior temperatura do mês foi 33,3ºC registrada no dia 10, já menor foi 19,8ºC registrada nos dias 5 e 6.

Em relação às chuvas, o total acumulado foi de 134,3 mm, valor 32% abaixo da climatologia que é de 197,5 mm.

O que esperar de abril?

Segundo o Inmet, abril corresponde à transição entre a estação chuvosa e a estação seca. No decorrer do mês, as chuvas se tornam cada vez mais escassas em todo o Estado. Sobre temperaturas, observa-se maior variação das temperaturas ao longo do dia, com aumento da amplitude térmica diurna, que é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima. 

Geralmente, o primeiro episódio de frio normalmente ocorra em maio, não se descarta a possibilidade de atuação de massas de ar frio, principalmente no Sul do Estado no decorrer do mês.No próximo fim de semana, uma massa de ar frio deve atingir Minas Gerais e Belo Horizonte, mas perde força já na terça-feira.