PREVISÃO DO TEMPO


Quem acordou por alguns minutos durante a madrugada desta sexta-feira (17) pôde perceber como a chuva caiu ininterrupta ao longo de todas as primeiras horas do dia.

Logo pela manhã, a situação não está diferente e, de acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, o esperado é que o cenário continue assim no decorrer de toda tarde e noite, assim como no sábado (18) e também no domingo (19).

A expectativa é que a capital e os municípios da região metropolitana sejam atingidos por pancadas de chuva a qualquer hora do dia, que podem ainda vir acompanhadas por raios e rajadas de vento.

Nesta sexta, a temperatura mínima registrada foi 18°C, e a máxima estimada deve ficar em torno de 27°C. 


Chuva intensa na madrugada

As regiões Oeste e Barreiro de Belo Horizonte foram as mais atingidas pelas precipitações nas últimas horas. Não à toa, de acordo com a Defesa Civil, nessas duas regionais da capital choveu 1/3 do esperado para todo o mês em apenas 12 horas. Em sete das nove regionais da capital, já choveu mais que o esperado para todo o mês em apenas 17 dias de janeiro. 

A região metropolitana de BH também registrou intensas pancadas de chuva e ocorrências relacionadas às precipitações durante a madrugada desta sexta-feira (17). De acordo com o Corpo de Bombeiros, as principais chamadas aconteceram nos municípios de Ibirité, Piedade do Paraopeba e Ribeirão das Neves. São ocorrências de riscos de desmoronamento, árvores caídas e outras que apresentam riscos de queda e até inundações e alagamentos. 

E no interior de Minas?

Assim como na capital e na região metropolitana, são esperadas pancadas de chuva em todo o estado de Minas Gerais a partir desta sexta-feira (17).

Nas regiões Oeste, Campo das Vertentes, Sul e Zona da Mata, os temporais devem ser mais intensos, acompanhados por raios, trovoadas e rajadas de vento. O cenário é reflexo de uma frente fria que avança pela região Sudeste do país. 

Por sua vez, no Norte de Minas e nas regiões Leste e Noroeste, são esperadas pancadas mais isoladas, previstas para acontecer nos finais de tarde. 

Com a chegada das chuvas, a temperatura cai tanto no Sul de Minas quanto em Juiz de Fora. Essa redução será melhor observada nos municípios próximos à Serra da Mantiqueira, na divisa com o estado de São Paulo.