Veja orientações

Belo Horizonte amanheceu nesta quinta-feira (17) com termômetros marcando baixas temperaturas, registrando uma mínima de 11°C. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a previsão para o dia é de céu claro, com a atenção voltada para a possível formação de névoa seca, especialmente durante a tarde na capital mineira.

Apesar do frio sentido no início da manhã e esperado para a noite, a temperatura máxima deve alcançar os 27°C ao longo do dia. Contudo, o tempo seco exige cuidados redobrados com a saúde, já que a umidade relativa do ar deve atingir níveis preocupantes, em torno de 25% durante a tarde.

A névoa seca, fenômeno caracterizado pela redução da visibilidade devido à presença de partículas secas suspensas no ar, pode causar desconforto respiratório e irritação nos olhos. Para o período, a Defesa Civil faz as seguintes recomendações:

Hidrate-se durante o dia; ⠀
Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;⠀ 
Evite frituras; ⠀ 
Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; ⠀ 
Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; ⠀ 
Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;  

Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).  

Alertas

Os moradores da capital podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. 

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.