Um dia após retirar de tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), o Projeto de Lei que permitia empréstimo para custear as obras contra inundações e melhorias na bacia do Ribeirão Isidoro, na região Norte, o prefeito Fuad Noman (PSD), afirmou que as obras da região da Vilarinho não serão afetadas. 
“As obras da Vilarinho estão em pleno vapor, o dinheiro já foi contratado, está no caixa da prefeitura. As obras estão andando sem problema nenhum. O que a Câmara não votou foi a urbanização do Isidoro, que logicamente tem uma parte de drenagem. O primeiro grande reservatório (da Vilarinho) fica pronto no meio do ano que vem”. 

Segundo a CMBH, quatro córregos formam a bacia do Isidoro: Vilarinho e Nado, em Venda Nova; Terra Vermelha e Floresta, na Região Norte de BH. Com o dinheiro do empréstimo, a PBH esperava autorizar a construção de reservatórios e resolver riscos de inundações questões urbanísticas em áreas de risco que estão localizadas no entorno da bacia.

Além do Isidoro, também receberiam intervenções os córregos Vilarinho e do Nado. As medidas acarretariam na melhoria da qualidade de vida da população da região, estimada em 4,9 mil  famílias. 
Segundo o ofício do prefeito enviado à CMBH, os recursos para a urbanização do Isidoro permitiriam a otimização do sistema de macrodrenagem da bacia do ribeirão, a execução de intervenções de saneamento integrado, recuperação ambiental e sua integração à paisagem urbana, priorizando a implantação de parques lineares.
Publicidade
Segundo o prefeito, a prefeitura tenta agora buscar recursos junto ao Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).