Belo Horizonte realiza mais um mutirão na tentativa de regularizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes nesta quinta-feira (2), feriado de Finados. Na sexta, mesmo com o ponto facultativo, a prefeitura vai abrir nove centros de saúde, sendo um por regional. Segundo Fabiano dos Anjos, subsecretário municipal de Promoção e Vigilância à Saúde, a ação é importante uma vez que a capital está com baixa cobertura vacinal contra poliomielite, Covid-19, influenza, HPV e meningite.

"Essas doenças estão abaixo daquilo que é recomendado pelo Ministério da Saúde. Ao passar os anos foi se observando uma queda substancial na cobertura de crianças e adolescente. Com a ação de hoje esperamos que essa cobertura aumente e reflita no alcance de cobertura recomendada pelo governo federal e, assim, conferir para BH uma proteção para essas doenças que ameaçam o Brasil, explicou o subsecretário.

Segundo ele, a baixa adesão para imunização se deve muito a desinformação, e o executivo municipal tem trabalhado no sentido de levar informação e garantir a vacinação da população.

"Desde de 2015 tem se observado um movimento de desinformação, e isso tem gerado insegurança em pais com relação a qualidade e capacidade das vacinas em proteger e salvar vidas. A PBH tem realizado estratégias para convocar a população, como essa campanha, que envolve diversas outras secretarias e empresas. Devemos continuar dialogando com a sociedade e trazer essa temática para discussão no dia a dia dos pais, dos professores nas escolas, temos de retomar a confiança e credibilidade no programa de imunizações que é referencia para o mundo", enfatizou.

Nesta quinta, a vacinação ocorre em três pontos da capital. A campanha segue na sexta em centros de saúde, das 8h às 17h, mas para no sábado e no domingo. Os locais que estarão abertos estão disponíveis neste link. Ao todo, 18 doses serão oferecidas para menores de 15 anos.

As doses serão aplicadas de acordo com a avaliação da situação vacinal das crianças e adolescentes. É fundamental que a caderneta de imunização seja levada para a conferência e atualização.
Além da proteção contra o coronavírus estarão disponíveis as vacinas rotavírus, meningocócica C, pneumocócica, hepatite B, pentavalente, pólio inativada, febre amarela, dentre outras.