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Belo Horizonte começa a testar nesta semana o uso de ônibus elétrico e menos poluente no transporte público da cidade. O veículo produzido pela empresa Build Your Dreams (BYD) é movido a biocombustível e faz parte do Plano de Mobilidade Limpa da capital. A previsão, segundo a prefeitura, é que 40% da frota de coletivos da cidade seja substituída por veículos que usam energia não poluente até 2030.
Os testes com o ônibus devem durar cerca de 40 dias para verificar se o modelo é adequado à realidade do transporte na capital. A expectativa é que, caso o coletivo passe nos testes, a cidade ganhe cerca de mil veículos de energia não poluente nos próximos anos, considerando a frota atual que é de cerca de 2.200 atualmente. Para trocar a frota inteira, seriam necessários R$ 6 bilhões de reais, de acordo com PBH.
Segundo a BYD, o modelo que vai atender os passageiros da capital mineira é o BYD D9A, tipo padron, que tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa e capacidade para 78 passageiros. O coletivo é equipado com ar-condicionado e chassi tubular em aço de alta resistência à torção e flexão. O motor é integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, contando com módulo de controle de tração.
Ainda conforme a montadora, o ônibus tem suspensão pneumática dianteira e traseira com ajuste de altura. O sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo proporciona mais segurança e autonomia ao veículo. “A cidade de Belo Horizonte dá um passo importante para tornar o transporte sustentável, com melhora da qualidade do ar e da saúde da população”, afirma Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil.
Conforme a BYD, o custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar até 4 vezes menos do que um ônibus a diesel. Os ganhos ambientais para a cidade são inúmeros. Um ônibus elétrico deixa de emitir 125 mil kg de dióxido de carbono ao ano, o equivalente ao plantio de 892 árvores.
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Os testes com o ônibus devem durar cerca de 40 dias para verificar se o modelo é adequado à realidade do transporte na capital. A expectativa é que, caso o coletivo passe nos testes, a cidade ganhe cerca de mil veículos de energia não poluente nos próximos anos, considerando a frota atual que é de cerca de 2.200 atualmente. Para trocar a frota inteira, seriam necessários R$ 6 bilhões de reais, de acordo com PBH.
Segundo a BYD, o modelo que vai atender os passageiros da capital mineira é o BYD D9A, tipo padron, que tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa e capacidade para 78 passageiros. O coletivo é equipado com ar-condicionado e chassi tubular em aço de alta resistência à torção e flexão. O motor é integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, contando com módulo de controle de tração.
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Conforme a BYD, o custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar até 4 vezes menos do que um ônibus a diesel. Os ganhos ambientais para a cidade são inúmeros. Um ônibus elétrico deixa de emitir 125 mil kg de dióxido de carbono ao ano, o equivalente ao plantio de 892 árvores.