O processo de escolha é realizado em duas fases. Na primeira, que tem caráter eliminatório, o candidato deve entregar a documentação solicitada (confira a relação abaixo) na sede do Conselho, que fica na rua Estrela do Sul, número 156, no bairro Santa Tereza, região Leste de BH.
O Conselho receberá os documentos de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 9h às 17h. Conforme a Prefeitura de BH, nesta primeira fase é feito a análise do currículo do candidato, um teste escrito de conhecimento, prova de habilidade específica e curso preparatório.
Aqueles que avançarem de fase participam do processo de escolha, que acontece em todo o Brasil no dia 6 de outubro. Os escolhidos cumprirão mandato de quatro anos, com início em 2020 e término em 2023. Além dos 45 conselheiros, haverá também a seleção dos suplentes, que podem ser convocados em caso de férias, licença médica ou outro tipo de ausência do titular.
O cargo, conforme a PBH, é de dedicação exclusiva, não sendo permitido conciliar com outra função.
Requisitos e documentação:
- ter, no mínimo, 21 anos;
- morar em Belo Horizonte há dois anos ou mais;
- morar ou trabalhar na regional do Conselho Tutelar a que se candidatar;
- ter dois anos de experiência em atividade de defesa, atendimento ou promoção dos direitos da criança e do adolescente, com no mínimo de 400 dias de trabalho;
- ter reconhecida idoneidade moral;
- estar em dia com as obrigações eleitorais;
- estar em dia com as obrigações militares (se for o caso);
- ser brasileiro nato ou naturalizado.
O que faz um conselheiro?
O Conselho Tutelar é um órgão independente que faz atendimento a crianças e adolescentes. Os conselheiros são chamados nos casos de suspeita ou confirmação de risco, ameaça ou violação aos direitos dos menores. Os profissionais também realizam ações preventivas, fiscalizando entidades e mobilizando a comunidade para a proteção aos direitos de crianças e adolescentes.