Belo Horizonte deve enfrentar mais um dia de calor neste sábado (27), com temperatura máxima prevista de 33 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital mineira segue sob a atuação de uma onda de calor que deve persistir ao menos até a próxima segunda-feira (29), após registrar 35,2 °C na sexta-feira (26), o segundo dia mais quente do ano.

A mínima registrada foi de 17,7 °C. O Inmet emitiu alerta de onda de calor para 719 dos 853 municípios de Minas Gerais. De acordo com o instituto, o fenômeno é caracterizado quando as temperaturas permanecem pelo menos 5 °C acima da média climatológica por vários dias consecutivos.

Na noite de sexta-feira, alguns bairros da capital tiveram registro de chuva forte de forma isolada. Para este sábado, a Defesa Civil de Belo Horizonte mantém a previsão de precipitações pontuais, sem indicação de chuva generalizada.

No domingo (28), a previsão indica manutenção das temperaturas em patamares semelhantes aos deste sábado. O tempo deve ficar encoberto, com possibilidade de chuvisco isolado no período da tarde.

Segundo o Inmet, a onda de calor é provocada por um bloqueio atmosférico, que reduz a formação de nuvens e permite maior incidência de radiação solar sobre o solo, elevando as temperaturas principalmente no período da tarde.