Em razão da falta de combustíveis o transporte público só vai rodar na segunda-feira, justificou o prefeito Alexandre Kalil
Não haverá circulação de ônibus em Belo Horizonte neste domingo. O sistema convencional vai parar de operar às 24h de hoje e o sistema Move, às 23h. O acordo foi acertado neste sábado entre o prefeito Alexandre Kalil (PHS) e as empresas de transporte público.
“Amanhã não vai ter ônibus rodando em BH, porque tem que rodar na segunda-feira. Foi uma decisão de comum acordo. Ou os ônibus rodam amanhã (domingo) ou segunda-feira. Preferi na segunda”, afirmou o prefeito Alexandre Kalil à reportagem.
A medida drástica está sendo tomada em razão da falta de combustível, causada pela greve dos caminhoneiros em todo o país.
Em nota divulgada à imprensa, a PBH informou ainda que o estoque de combustíveis nas empresas operadoras de ônibus atingiram um “nível crítico”, o que levou à suspensão dos ônibus. “A medida tem por objetivo garantir o funcionamento do transporte coletivo na segunda-feira, dia 28/05, preservando assim a mobilidade da população num dia útil, em face às dificuldades de abastecimento de veículos nos postos de combustíveis”, diz a nota.
Nesta segunda-feira será ponto facultativo no serviço público municipal. O prefeito ainda convocou uma reunião com todo o secretariado para discutir a possibilidade de decretar calamidade pública no município.
Sobre o decreto de calamidade pública, o procurador do município Pedro Andrade explicou que a medida é necessária para haver o reconhecimento formal de uma situação de emergência ou risco para a população. “O efeito prático é um apoio financeiro e material do governo federal”, afirmou.
Mas para isso é preciso que o decreto seja reconhecido pela União. A ajuda pode vir na forma de recursos ou mesmo envio de forças da segurança nacional para a capital mineira.
Ainda de acordo com o procurador, o decreto possibilita à PBH realizar contratações e compras de caráter emergencial, como a compra de insumos para atender a demanda dos hospitais e combustível para ambulâncias e viaturas da Guarda Municipal.
Veja o que funcionará nesta segunda-feira:
– Unidades de urgência do Hospital Odilon Behrens;
– Unidades de Pronto-Atendimento (Upa's)
– Central de Internações;
– SAMU - 192
– Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAM’s)
– Os outros equipamentos da Rede SUS-BH funcionarão com escala de 50% dos profissionais;
– Guarda Municipal;
– Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), exceto para atendimento ao público;
– Defesa Civil;
– Coleta de resíduo domiciliar no Centro e nas regiões Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Pampulha e Venda Nova.