Quem pensou que a chuva ia espantar o folião belo-horizontino da avenida Afonso Pena, neste sábado (3), deu com os burros n'água (com o perdão do trocadilho). Uma das mais movimentadas e importantes de Belo Horizonte, a via, palco diário do trânsito de carros, continuou congestionada, mas, dessa vez, foi de gente. Milhares de pessoas em busca de festa e folia no ritmo das atrações da Banda Mole.
No 43º ano, a festa arrastou gente de todo tipo para curtir músicas variadas, como a Bartucada, de Diamantina, e o bloco Havayanas Usadas, de BH. A expectativa é de que a festa, iniciada no início dessa tarde, vá até as 22h.
Para dar mais segurança e conforto aos foliões, o trecho que vai da rua dos Guajajaras até a rua da Bahia está interditado. Além disso, um pente-fino é realizado em todo mundo que ingressa no local para evitar a entrada com objetos pontiagudos e cortantes. A Polícia Militar não estimou o número de foliões presentes no local.
Prevenida
Já que era para molhar, Laura Maria, habituè da Banda Mole, dispensou muita roupa. Com os seios e boa parte do corpo à mostra, a moça de 54 anos fez sucesso. "Faz mais de 15 anos que venho. Morei 6 na Europa, mas estou de volta há 2", contou, entre um flash e outro com os "fãs" e curiosos.
Apesar de poucos fantasiados, houve quem dispensou um tempinho a mais para caprichar na indumentária. Caso do trio, ou melhor, do Bonde da Melancia, como se intitularam. Sander Andrade, Marcelo Pimentel e Giovane Alves saem, há 22 anos, com a mesma vestimenta: meia melancia na cabeça e o corpo inteiro pintado de verde. "Pode perguntar qualquer pessoa aí na rua e até em outras cidades, todo mundo já viu a gente no Carnaval", avisou Sander.
Os amigos Antônio, Adriano, Bruno e Rafael também chamavam a atenção. Mais pela animação do que pela caraterização, é verdade. Vestidos de mulher, frisavam: "aqui é todo mundo hétero, viu. Pode publicar no jornal". Se a chuva atrapalhou? Nem um pouco! "Estou achando divertidíssimo. Para quem sabe aproveitar, com respeito e educação, não tem nada que atrapalhe", afirmou Antônio.
"Estou achando divertidíssimo. Para quem sabe aproveitar com respeito e educação, não tem nada que atrapalhe", sentenciou Antônio (esquerda)
Atrações
Aquecimento para os próximos dias de Carnaval, a Banda Mole tem como objetivo principal valorizar artistas locais exatamente em função da ascensão da festa de Momo de BH. Entre os artistas que se apresentam nos três trios montados na avenida Afonso Pena estão Trio Rivotrio, DJ Vini Brown e Havayanas Usadas. No palco principal, toca a Bartucada, famoso grupo de Diamantina, Charanga do Bororó e Pacato Cidadão.