A cidade de Araguari celebra hoje, dia 28/08, 131 anos, e está diversificando seus negócios, com o proposito de desenhar um novo futuro para o município. Um dos destaques é o Projeto de Geração de Emprego e Renda (PROGER), lançado neste ano.  A iniciativa visa fomentar a geração de emprego e renda em Araguari por meio da instalação de novas indústrias. “Com o auxílio do PROGER a expectativa para os anos de 2019 e 2020 é a criação de aproximados 2 mil novos empregos, e até dezembro de 2020 o número sobe para 10 mil”, afirma Juberson Melo, secretário de Desenvolvimento Econômico do município.

Além de apoiar institucionalmente as indústrias da cidade, o PROGER também envolve o desenvolvimento dos cursos do SENAI Araguari que será um dos responsáveis pelo treinamento e capacitação da mão obra que será utilizada nas novas empresas. As unidades SESI/SENAI da cidade já se preparam para receber estes novos investimentos e oferecer para a comunidade industrial como um todo mais conhecimento, cursos especializados, cultura e lazer.

Para Pedro César Spina, presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, sediada em Uberlândia, este tipo de projeto é um exemplo que deve ser seguido pelas outras cidades vinculadas à Regional. “Fiquei muito satisfeito em ver que Araguari está representando tão bem a FIEMG Regional Vale do Paranaíba, com dedicação, trabalho e, em especial, trabalho em conjunto, isso faz toda a diferença. Sem dúvidas, é um exemplo a ser seguido pelos outros municípios que também querem avançar no que diz respeito a investimentos locais.” disse Spina.

Mauro Cunha, presidente do Sindicato da Indústria de Alimentação de Araguari (SINDIAA) e diretor da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, acompanhou as transações para o avanço do PROGER. “Araguari está se transformando. Em breve teremos acesso a uma nova cidade, maior, com mais indústrias e mais empregos. O auxílio da Regional tem sido importante para o crescimento do município não somente no âmbito industrial bem como no comércio, logística, entre outros".