REVITALIZAÇÃO

Fechada há três anos e meio para reforma e obras de revitalização, a Biblioteca Pública Estadual de Minas, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de BH, retoma o atendimento à população nesta segunda-feira (30).

A reforma custou R$ 2 milhões e os recursos foram originados de uma emenda parlamentar do senador Antônio Anastasia. A liberação da verba ocorreu em 2021.

Os recursos permitiram a revitalização do prédio anexo Professor Francisco Iglesias, localizado na Rua da Bahia, que abriga o maior acervo de livros – são 500 mil obras disponíveis – que podem ser retirados pelos usuários.

O acervo contempla coleções raras do período Imperial do Brasil, grandes nomes das literaturas nacional e estrangeira, além de obras de escritores mineiros, coleção infantojuvenil e títulos em braile.

bibliotecaminas.jpg

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

 

Durante o evento de  reinauguração da biblioteca, o secretário de Estado da Cultura e Turismo ( Secult), Leônidas Oliveira, lembrou a importância do espaço para a sociedade que vive uma transformação digita, com fechamento de espaços literários.

"O livro tem uma função primordial na hora de levar conhecimento e de codificar a história humana. O acesso à leitura é uma das coisas mais importantes do mundo, possibilitando a construção de uma nação mais igualitária e justa", comentou o secretário.
Leônidas lembrou ainda que a Biblioteca está disponível para todo a população do Estado, não apenas para os belo-horizontinos.
Em fevereiro, será inaugurado um espaço dedicado às histórias em quadrinhos, chamado "Geek", com valorização da cultura "nerd".