Novas Atividades

Após o início das navegações turísticas na Lagoa da Pampulha, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil) afirmou que o “próximo passo” é abrir a represa para os esportes náuticos como canoagem, vela, remo e outros. A informação foi revelada neste sábado (27) antes do passeio inaugural do “Capivarã” realizado na região. 

“O próximo passo agora é abrir a Lagoa para os esportes náuticos, para a prática e para o treinamento daqueles que são profissionais. Não é abrir a Lagoa da Pampulha para esportes aquáticos; não é isso que a gente quer. A gente quer a Pampulha para o esporte náutico”, disse Damião. 

O prefeito ainda “abriu as portas” da represa para receber campeonatos oficiais de vela e outros esportes. No entanto, Damião não deu prazos e nem detalhes sobre a implementação dessas competições na Pampulha.

“Eu já vi pessoas saindo daqui, após treinar na Lagoa da Pampulha, para poder competir nos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos. Eu quero ver essas pessoas treinando aqui na Lagoa”, afirmou.

"Capivarã"

O primeiro passeio de barco turístico da Lagoa da Pampulha foi realizado na manhã deste sábado (27), em Belo Horizonte. O "Capivarã" - nome dado ao barco tipo catamarã - levou os primeiros tripulantes para um passeio pelas águas do cartão postal da capital, com direito a visitas à pontos turísticos tradicionais da metrópole como a Igreja São Francisco de Assis, o Mineirão, a Casa do Baile entre outros. 

“A Pampulha navegável é olhar a Pampulha com outros olhos e com o olhar que ela merece. A lagoa merece ser tratada com carinho, é um gigante que ficou deitado durante muito tempo”, disse o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) durante o passeio inaugural. 

A navegação é gratuita e contou com investimento de cerca de R$ 800 mil. A iniciativa faz parte de um projeto piloto que tem a duração de três meses. Durante o trajeto, os tripulantes poderão avistar todo o Conjunto Moderno da Pampulha com a orientação de um guia turístico. O passeio tem duração de aproximadamente 30 minutos. 

O "Capivarã", que tem capacidade máxima de 30 pessoas, possui uma área com assentos e um segundo andar aberto. O uso de coletes salva-vidas é obrigatório para crianças com menos de 12 anos e pessoas com mais de 60. 

Passeios turísticos 

Neste sábado (27), serão realizados passeios às 13h e 14h. Foram disponibilizados 52 entradas, sendo 26 para cada horário, mas os ingressos esgotaram em aproximadamente 1 minuto. 

Os “azarados” que não conseguiram retirar o ingresso gratuito podem garantir o bilhete na próxima terça-feira (30), às 12h. Conforme a PBH, cada CPF poderá retirar até quatro ingressos por meio do Sympla, com link disponibilizado no perfil da Prefeitura no Instagram. Na próxima semana, as navegações serão realizadas entre sexta-feira (2) e domingo (4). 

A partir das semanas seguintes, as navegações ocorrerão sempre de quinta-feira a domingo, nos horários de 10h, 13h e 15h. Devido ao feriado de Ano Novo, não haverá navegação na próxima quinta-feira, 1º de janeiro de 2026.