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O vapor Benjamim Guimarães, embarcação histórica construída em 1913, vai voltar às águas do rio São Francisco em breve. Após longo período de inatividade e de reforma, a Prefeitura de Pirapora, no Norte de Minas, estima o retorno da embarcação no dia 28 deste mês.
Inicialmente, o vapor era utilizado para navegação no Rio Amazonas, mas na década de 1920 foi transferido para o “Velho Chico”, onde realizava transporte de cargas e passageiros entre Pirapora e Juazeiro, na Bahia. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a embarcação transportou tropas do Exército Brasileiro para patrulhamento da costa litorânea do Nordeste.
A embarcação é, inclusive, tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O tombamento foi aprovado por decreto em 1985. Com capacidade para 140 pessoas, entre tripulantes e passageiros, o vapor é uma embarcação fluvial de popa quadrada, com máquina a vapor de 60 CV de potência alimentada por lenha, e com uma capacidade máxima de estocagem de 28 toneladas de combustível. O sistema de propulsão é o de roda de pás localizado na popa, capaz de atingir até 6,5 nós de velocidade máxima, o equivalente a 12km/h. A embarcação tem 43,85 metros de comprimento total e 7,96 metros de largura.
Conforme a Empresa Municipal de Turismo de Pirapora (Emutur), a volta do barco ao Velho Chico ocorreu depois de 10 anos de reformas e impasse entre o poder público. A reforma do Benjamim Guimarães foi feita pela Eletrobras. Inicialmente, os recursos para a reforma seriam custeados pela Prefeitura de Pirapora por meio de financiamento pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Mas após acordo com o Ministério de Minas e Energia, a Eletrobras assumiu o projeto de restauração. A Prefeitura de Pirapora informou que os custos totais da reforma e da fiscalização giram em torno de R$ 5,8 milhões.
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O vapor Benjamim Guimarães, embarcação histórica construída em 1913, vai voltar às águas do rio São Francisco em breve. Após longo período de inatividade e de reforma, a Prefeitura de Pirapora, no Norte de Minas, estima o retorno da embarcação no dia 28 deste mês.
Inicialmente, o vapor era utilizado para navegação no Rio Amazonas, mas na década de 1920 foi transferido para o “Velho Chico”, onde realizava transporte de cargas e passageiros entre Pirapora e Juazeiro, na Bahia. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a embarcação transportou tropas do Exército Brasileiro para patrulhamento da costa litorânea do Nordeste.
A embarcação é, inclusive, tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O tombamento foi aprovado por decreto em 1985. Com capacidade para 140 pessoas, entre tripulantes e passageiros, o vapor é uma embarcação fluvial de popa quadrada, com máquina a vapor de 60 CV de potência alimentada por lenha, e com uma capacidade máxima de estocagem de 28 toneladas de combustível. O sistema de propulsão é o de roda de pás localizado na popa, capaz de atingir até 6,5 nós de velocidade máxima, o equivalente a 12km/h. A embarcação tem 43,85 metros de comprimento total e 7,96 metros de largura.
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