Com alto nível de complexidade, a indústria petrolífera movimenta grandes cifras ao redor do mundo e após uma crise que envolveu empresas expressivas da área, o Brasil volta a ser o foco dos investimentos e gerar empregos nesse mercado.

Segundo dados da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) a previsão é de que para iniciar os trabalhos de exploração, sejam gerados já em 2019, algo em torno de 12 mil empregos diretos.

Multiplicação de empregos

Na visão de especialistas da federação, cada um desses empregos no mercado offshore é responsável pela criação de outros dois postos de trabalho em terra e de apoio, gerando consequentemente mais oito vagas indiretas de emprego. Isso faz com que a expectativa para a indústria de petróleo do Rio de Janeiro seja de mais de 100 mil novos postos de trabalho.

Esse número é explicado pelo círculo virtuoso que ocorre na indústria de petróleo. Com o interesse despertado em mais de 35 empresas internacionais, sediadas em países como, Alemanha, Canadá, Austrália, França, Suíça e Estados Unidos, a qualidade dos empregos gerados no Rio de Janeiro é maior, já que diversos deles oferecem uma remuneração acima da média da indústria brasileira.

Profissionais, de todas as partes do Brasil e do mundo, com a formação necessária para ocupar essas vagas serão responsáveis por injetar dinheiro na economia do Rio de Janeiro, por meio do comércio e da contratação de serviços da iniciativa privada.

Petróleo em Macaé

Uma das cidades estratégicas para investidores que queiram aproveitar esse campo em desenvolvimento é Macaé-RJ. O município, que é considerado o 2º melhor do estado para investimentos, viveu um grande momento econômico no período de descoberta do Pré-sal e agora se estrutura para receber uma série de novos negócios.

Momento para profissionais liberais

Essa onda de crescimento representa também um aumento de clientes potenciais para áreas como o Direito, Contabilidade e Consultorias Financeiras. Esses profissionais que já possuem base de atuação no Rio de Janeiro podem contar com nossos escritórios virtuais para absorver ao máximo as oportunidades produzidas pela indústria de petróleo em Macaé e outras partes do estado.

Todo esse otimismo com o mercado offshore só tende a se solidificar neste ano, já que está previsto mais um leilão de blocos de exploração do Pré-sal. Novos pontos de extração demandarão ainda mais recursos humanos na região e um investimento em infraestrutura que precisa ter início imediato. Com a perspectiva apresentada pela Petrobrás de dobrar a produção de petróleo até 2030, o Rio de janeiro estará mais uma vez na liderança da produção de empregos e oportunidades de negócios no país.