ACUSAÇÃO

O Ministério Público da Venezuela emitiu um mandado de captura internacional contra o político venezuelano Juan Guaidó, que mora nos EUA, e que, em 2019, se autoproclamou presidente interino do país.

Guaidó foi acusado pelo MP dos crimes de traição à pátria, usurpação de funções, desvio e lavagem de dinheiro, títulos e bens públicos, além de associação criminosa, disse o Procurador-Geral da Venezuela, Tarek William Saab.

"Perante revelações de um tribunal norte-americano, foi designado procuradores, com jurisdição nacional, para emitirem um mandado de captura contra ele e solicitar um alerta vermelho à Interpol para que este indivíduo pague pelos crimes conhecidos pela justiça nos Estados Unidos, acrescentou Saab.

Em contrapartida, Guaidó acusou o governo de Caracas de perseguir a oposição política ao presidente Nicolás Maduro "É assim que funciona a máquina de promoção de mentiras da ditadura: a mentira póstuma para branquear a sua propaganda e perseguir física e moralmente a oposição venezuelana", escreveu na rede social X.