As autoridades alfandegárias turcas detiveram um cargueiro russo que transportava grãos que a Ucrânia diz ter sido roubado, disse o embaixador da Ucrânia na Turquia neste domingo.

A Ucrânia já havia pedido à Turquia que detivesse o cargueiro Zhibek Zholy, de bandeira russa, de acordo com um funcionário e documentos vistos pela Reuters.

Repórteres da Reuters viram o navio Zhibek Zholy ancorado a cerca de 1 km da costa e fora do porto de Karasu no domingo, sem sinais óbvios de movimento a bordo ou por outras embarcações próximas.

"Temos total cooperação. O navio está atualmente na entrada do porto, foi detido pelas autoridades alfandegárias da Turquia", disse o embaixador Vasyl Bodnar na televisão nacional ucraniana.
 
Bodnar disse que o destino do navio será decidido por uma reunião de investigadores na segunda-feira e que a Ucrânia espera o confisco dos grãos.


A Ucrânia acusou a Rússia de roubar grãos dos territórios que as forças russas tomaram desde que a invasão de Moscou começou no final de fevereiro. O Kremlin negou anteriormente que a Rússia tenha roubado qualquer grão ucraniano.

Um funcionário do Ministério das Relações Exteriores ucraniano, citando informações da administração marítima da Ucrânia, disse à Reuters na sexta-feira que Zhibek Zholy, de 7.146 dwt, havia transportado a primeira carga de cerca de 4.500 toneladas de grãos ucranianos de Berdyansk, um porto controlado pela Rússia no sul da Ucrânia.


A autoridade portuária de Sakarya da região não estava imediatamente disponível para comentar. O Ministério das Relações Exteriores da Turquia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.